A partir de 23 de agosto, o jornal Público disponibilizará todas as sexta-feiras um DVD de desenhos animados d’ Os Smurfs, ao preço simpático de 4,90€. Ao todo, serão 8 DVD, 2 deles nunca lançados com esta remasterização da Pris Audiovisuais no mercado português (DVD #7 e #8).

Trata-se da produção Hanna-Barbera em colaboração com Lafig, baseada nas ideias e histórias de Peyo e Yvan Delporte.

Eis os conteúdos dos DVD:

DVD 1: Smurf O Astronauta + Santo Smurf e o Dragão + Os Smurfs e o Pássaro Uivador

DVD 2: Os Smurfs Enfeitiçados + Sopa de Smurfs + Romeu e Smurfina

DVD 3: Smurfina e os Sapatos Mágicos + D. Smurf Valentão + Os Smurfs Artistas

DVD 4: Pintor Poeta + O Robot Smurf + A Fonte de Juventude

DVD 5: Os Smurfs e a Festa de Primavera + Vida de Feiticeiro + O Smurf que Não Sabia Dizer que Não

DVD 6: O Rei Smurf + O Génio Mauzinho + Os Smurfs e os Óculos Coloridos

DVD 7: Os Papões + O Smurf Falso + Os Smurfs Roxos

DVD 8: A Poção para Aumentar + Smurfs Explorados + Gargamel, o Generoso

Os primeiros 4 DVD tinham sido lançados aquando da estreia do filme de Raja Gosnell nas salas de cinema, em 2011, tendo mais 2 sido editados posteriormente. A remasterização teve em conta a americanização das designação dos famosos personagens, que com a estreia do primeiro filme se deixaram oficialmente de denominar Estrumpfes (mais próxima da designação original Les Schtroumpfs) em Portugal. Com a sequela já em exibição no cinema, é esta a iniciativa do jornal.

Estes personagens criados em 1958 por Peyo, na banda desenhada de João e Pirolito La flûte à six trous, originaram a série norte-americana de Hanna-Barbera de onde foram selecionados os episódios que constam desta série, transmitida entre 1981 e 1989 nos EUA, com direito a 9 temporadas e 427 episódios.

Se, após a adoção do nome internacional, não foi publicada BD no nosso país destes personagens, a Asa, aquando do lançamento do primeiro filme, iniciou a publicação de diversos livros infantis, divididos por duas coleções de ficção, bem como livros de atividades, de pintar, de autocolantes e a adaptação do filme em dois livros dedicados ao público infantil e um ao juvenil. Com o surgimento do segundo filme, a Asa publicou mais um livro de atividades e uma adaptação infantil e outra juvenil do filme. Mas, novamente, nenhuma BD foi publicada por esta nem nenhuma outra editora.