A editora Zero a Oito mostra estar atenta às oportunidades cinematográficas para colocar os seus produtos no mercado. Deste modo, após as novidades Disney de julho que apresentei (cf. aqui), colocou estrategicamente à venda na véspera da estreia do filme da Disney Aviões, a publicação Aviões – A Revista do Filme, com uma tiragem de 15000 exemplares e um PVP de 1,99€.

Eventuais dúvidas sobre a presença ou não de BD no seu interior são imediatamente desfeitas na própria capa com o anúncio de bandas desenhadas de cortar a respiração (sic) e miniantevisões das mesmas. No entanto, das 36 páginas que constituem a revista, apenas 5 são dedicadas a BD:

Tudo por um rali
Argumento: Alessandro Sisti  |  Traço: Massimiliano Narciso  |  Ilustração: Roberto di Salvo, Paco Desiato, Grafimated  |  Cores: Andy Phillipson, Charles E. Pickens

As aparências iludem
Argumento: Alessandro Sisti  |  Traço: Massimiliano Narciso  |  Ilustração: Roberto di Salvo |  Cores: Adrienne Brown Norman

As restantes páginas apresentam informações sobre as personagens do filme e atividades lúdicas, além de um poster central dedicado a Dusty.

Eis a sinopse do filme que hoje estreia nas salas de cinema portuguesas:

Dusty não foi propriamente feito para participar em corridas aéreas e ainda por cima tem medo de alturas. Por isso, recorre a Skipper, um aviador naval, que ajuda Dusty a qualificar-se para competir com Ripslinger, o detentor do título de campeão do circuito de corridas. A coragem de Dusty é posta à prova quando ousa alcançar alturas que nunca imaginara possíveis, inspirando-o a voar mais alto. Realização: Klay Hall. Vozes da versão original: Brad Garrett, Cedric the Entertainer, John Cleese, Julia Louis-Dreyfus, Teri Hatcher, Val Kilmer. Vozes da versão portuguesa: Diogo Morgado, Eduardo Madeira, Manuel Marques, Rita Guerra.

Apenas como curiosidade, registe-se que o filme Percy Jackson e o Mar dos Monstros, segundo filme baseado no segundo livro da saga literária do norte-americano Rick Riordan, teve recentemente direito a uma adaptação à banda desenhada publicada pela Hyperion Books, tendo como principal fonte o livro e não o filme. A primeira novela gráfica tinha sido publicada meses após a estreia do primeiro filme. Novamente, a adaptação coube a Robert Venditti e a arte a Attila Futaki. A colorização foi realizada desta vez por Tamás Gáspár (na primeira novela gráfica, José Villarubia tinha ficado responsável pela cor).

Transcreve-se a sinopse desta estreia:

Baseado no fenómeno literário do autor Rick Riordan, “Percy Jackson e o Mar dos Monstros” continua a saga épica de um semideus para cumprir o seu destino. Para salvar o mundo, Percy e os seus amigos têm de encontrar o fantástico e mágico Velo de Ouro. Embarcando numa traiçoeira odisseia pelas desconhecidas águas do Mar dos Monstros, conhecido pelos humanos como o Triângulo das Bermudas, irão enfrentar criaturas aterradoras, um exército de zombies e o derradeiro Diabo. Realização: Thor Freudenthal. Com Alexandra Daddario, Jake Abel, Logan Lerman, Missi Pyle, Sean Bean, Stanley Tucci.

Como propus anteriormente, continua-se deste modo a divulgar neste espaço os vários filmes que vão estreando no nosso país e que estão relacionados com a banda desenhada.