A pequena apreciação que fiz ao terceiro número da revista Banzai, teve uma boa reação na página do facebook da editora NCreatures que, a propósito, esclareceu os seus leitores que é seu objetivo ter o número 4 da Banzai disponível nas lojas em outubro.

Enquanto outubro não chega, concentremo-nos em duas BD da editora disponibilizadas gratuitamente online.

1) O Conto de Duas Saudades
Ideia original e argumento: Rui Zink  |  Argumento: Ricardo Andrade  |  Arte: Sara Duarte Ferreira

Trata-se do manga comemorativo dos 150 anos do Tratado de Paz, Amizade e Comércio entre Portugal e Japão, assinado em 1860.

Eis a sinopse:
Ryu é um jovem japonês que está a viver em Lisboa. Numa madrugada, viaja num eléctrico e durante o trajecto fala com a sua namorada Maria (Mia para os amigos). O jovem casal está separado por muitos quilómetros, estando Maria em trabalho no Japão. Maria é jornalista e está a realizar uma reportagem sobre o Tratado entre Portugal e Japão.
A conversa é interrompida quando perdem o sinal pela presença de uma figura ameaçadora que aparenta sair dos carris do eléctrico. Ryu encontra-se assim frente-a-frente com o Adamastor, que por um desgosto de amor centenário procura abafar a sua mágoa sobre o pobre condutor do eléctrico. Este encontro vai levar a Ryu as memórias do gigante. Memórias de um Portugal que muitos se esqueceram existir.
No Japão, Mia perde-se no seu trabalho, registando fotograficamente um matsuri (festival). Aqui encontra uma interprete de Koto, um instrumento tradicional japonês, cujo som erradamente confunde com uma guitarra portuguesa. Mia adquire aqui uma visão mais intima do Japão, e nem mesmo um Kami (divindade) consegue intimidar a nossa jornalista quando este decide atravessar o espaço do festival.
A história de Ryu é lida da esquerda para a direita, segundo o sentido de leitura ocidental. A história de Mia é lida da direita para a esquerda no sentido de leitura japonês. Amboa os personagens encontram-se no meio do manga.

Pode ler gratuitamente o manga de 44 páginas aqui.

2) Asas nos Pés
História: Ricardo Andrade  |  Arte: Marta Patalão

Datado de 2012, foi publicado diariamente na área de desporto do micro-site Sapo Kids. A sinopse deste manga de 42 páginas é a seguinte:

As grandes estrelas do futebol começam da forma mais simples. Acompanha as aventuras do nosso herói e a sua luta pelo sonho de ser uma estrela de futebol.

Pode ler o manga aqui.