Após no mês passado se ter concluído os volumes dedicados aos Cavaleiros da Antiga República, apresentado a adaptação à banda desenhada dos Episódios I e II e iniciado a saga d’ A Guerra dos Clones, a série Comics Star Wars da editora Planeta DeAgostini prosseguiu no mês de agosto com os volumes 2 a 5 de A Guerra dos Clones, que verá o seu fim em setembro (mês em que se inicia Tempos Negros).

A BD de A Guerra dos Clones foi editada entre 2003 e 2006 pela Dark Horse sob a forma de 9 trade paperbacks (TPB), os quais coligiam histórias publicadas originalmente na revista Republic e alguns especiais. Dado o maior número de páginas dos volumes da Planeta DeAgostini, esta série tem direito a 7 volumes na Comics Star Wars.

Eis a checklist de agosto:

Comics Star Wars 21: A Guerra dos Clones 2 (dia 5)
Argumento: John Ostrander, Haden Blackman  |  Desenho: Jan Duursema, Brian Ching  |  Arte-final: Dan Parsons, Victor Llamas  |  Cores: Joe Wayne, Brad Anderson
Os Jedi continuam à frente dos exército clone, viajando com eles até onde a República se veja ameaçada. O seu novo objetivo é Jabiim, um planeta dividido pela sublevação de Alto Stratus, um dos seus comandantes. Obi-Wan e Anakin respondem com as suas tropas de clones ao apelo de Jabiim. Com a sua ajuda, em breve conquistam posições com uma facilidade suspeita. Receando terem sido alvo de uma armadilha, o Mestre Kenobi e o seu Padawan regressam à base, mas as tempestades que fustigam oplaneta dificultam o avanço e concedem uma vantagem ao inimigo, que os ataca… com consequências dramáticas.
(Jedi: Shaak Ti e Republic 55 a 59)

Comics Star Wars 24: A Guerra dos Clones 3 (dia 12)
Argumento: John Ostrander  |  Desenho: Jan Duursema, Brandon Badeaux  |  Arte-final: Dan Parsons, Armando Durruthy  |  Cores: Brad Anderson
O Mestre Quinlan Vos continua a trabalhar como espião para o Conselho Jedi, mas desta vez, a sua missão pode arrastá-lo novamente para o Lado Negro. Para toda a Galáxia, e até para Ayla Secura, a sua antiga Padawan, Quin é agora um traidor que abandonou a República para se unir à Federação do Comércio e que procura conquistar a confiança do Conde Dooku. São poucos os que têm conhecimento do verdadeiro objetivo dos seus atos. Entre eles conta-se a jovem criminosa Kathleen, cujo amor incondicional pelo Mestre Jedi faz dela o contacto ideal entre Vos e a Ordem.
(Republic 54, Jedi: Aayla Secura, Jedi: Dooku, Republic 63, 61 e 64)

Comics Star Wars 23: A Guerra dos Clones 4 (dia 19)
Argumento: Haden Blackman, John Ostrander, Jeremy Barlow, Randy Stradley  |  Desenho: Tomás Giorello, Hoon, Jan Duursema, Brandon Badeaux  |  Arte-final: Hoon, Dan Parsons  |  Cores: Brad Anderson, Hoon
Ao contrário do que se pensa, Obi-Wan Kenobi não morreu durante a batalha de Jabiim. Não obstante, o seu destino não foi muito melhor, já que desde há meses que é prisioneiro de Asajj Ventress, uma das cruéis aliadas do Conde Dooku. O plano de Obi-Wan e do seu companheiro de cativeiro, o clone ARC A-17, consiste em fugir e chegar a território da República para alertar o Conselho quanto ao avanço dos separatistas. No entanto, para o conseguir, primeiro terão de derrotar Asajj e as suas incríveis competências com a Força. Depois terá de se juntar a Anakin Skywalker antes que o jovem e rebelde Padawan acabe com a paciência do novo mestre…
(Republic 60 e 62, Jedi: Yoda, Republic 65 a 68)

Comics Star Wars 24: A Guerra dos Clones 5 (dia 26)
Argumento: John Ostrander, Haden Blackman  |  Desenho: Jan Duursema, Brian Ching  |  Arte-final: Dan Parsons
Passou mais de um ano desde a batalha de Genosis, mas os Jedi continuam a opor-se à vitória separatista. Um novo confronto levou-os a Rendili, onde Obi-Wan reencontra um velho amigo, agora transformado em renegado e traidor: Quinlan Vos. O Mestre Kenobi não tem como saber se Vos se entregou ao lado negro. O instinto diz-lhe para confiar nele, mas a sua vida dependerá disso, já que parece que uma inimiga cruel o encontrou: Asajj Ventress regressou para o matar e desta vez nada a vai deter. 
(Republic 69 a 71, Obsession)