Afonso Ferreira é um daqueles ilustradores que nos hipnotizam com quase tudo o que criam. Tal pode ser comprovado ao visitar o seu portfolio em tumblr.

Dolphin and Dolphino é um webcomic da sua autoria que está disponível online gratuitamente, tanto no facebook quanto em tumblr:

Em inglês, pode-se acompanhar um registo de um autor algo distante da sua obra também anglófona Love Hole (coedição de Chili com Carne e Ruru Comics, com o apoio do IPDJ), à qual certamente também nos referiremos noutra entrada. Em julho de 2013, o primeiro ano de vida do webcomic foi compilado num fanzine em formato de bolso com 32 páginas a preto e branco, sendo portador do selo Imvencible Comics (leia-se Afonso Ferreira),

O zine, tal como o webcomic segue a fórmula da tira cómica de 4 vinhetas, com uma disposição 2×2 , ilustrando a conversa de dois golfinhos, sendo um deles ingénuo e o outro, nas palavras do autor, um verdadeiro asshole. Com estes elementos opostos, está criado o contexto para sermos confrontados com a escola da vida (street smart) do personagem mais velho e o admirável mundo novo que é transmitido ao mais novo, nas quais o humor é um elemento comum.

Na última tira, o autor autoinflinge a sátira à composição praticamente estática – com exceção do recurso à imagem em espelho – da obra. Pode ser também encarada como um teste à capacidade do leitor em manter a fasquia da criatividade do argumento. Conseguirá? Com o recurso a esta passagem de testemunho, Afonso Ferreira parte, deste modo, para outros rumos.

Em nota de rodapé. refira-se que alguns trabalhos de Afonso Ferreira puderam ser apreciados recentemente na exposição coletiva Lixo Futuro na Galeria Mundo Fantasma, no Shopping Center Brasília, no Porto.