A propósito do lançamento da série de quatro fanzines Capitão Meia-Noite – O Justiceiro das Estradas do Rei do britânico Walter Booth, incluídos em Fandaventuras Especial, editada por José Pires, os leitores mais atentos aperceberam-se de que a numeração destes 4 volumes se refere aos números 7 a 10. Que títulos foram publicados nos números anteriores? Está prevista a edição de números posteriores? As respostas a estas e outras perguntas é o propósito deste artigo.

Em primeiro lugar, há que referir que todos os números já publicados e previstos de Fandaventuras Especial contêm banda desenhada de um único autor, Walter Booth (1889-1971), ilustrador britânico de banda desenhada, ativo desde 1911, considerado por muitos o primeiro a desenhar BD com feições realistas.

Os primeiros 6 volumes de Fandaventuras Especial dedicam-se à saga O Gavião dos Mares, publicada no Reino Unido durante 6 anos, maioritariamente recuperada a partir de exemplares originais do hebdomadário Puck da Amalgamated Press, pertencentes ao espólio de Américo Coelho, complementados pela tratamento digital de uma pequena percentagem de fotocópias dos números em falta, realizadas pela Biblioteca Britânica, a biblioteca nacional do Reino Unido, propositadamente para este fim. Deste modo, evitou-se utilizar como base as páginas de O Mosquito, por se acreditar atingir uma melhor qualidade através deste método.

Apesar das aventuras dos dois jovens naufragados no Mar das Caraíbas, resgatados pelo corsário britânico Sir Richard Gray, terem sido editados na publicação portuguesa supramencionada, um número superior a uma centena de páginas desta saga permaneciam inéditas no nosso país.

A primeira parte da saga está coligida nos primeiros 3 números, intitulando-se Os Órfãos do Mar (clique-se nas imagens que se desejar analisar com maior detalhe):

A segunda parte da saga O Gavião dos Mares, intitulada Pelo Rei!, permanece por publicar, pois aguarda-se a chegada de cerca de meia dúzia de pranchas do hebdomadário Puck, solicitados à Biblioteca Britânica. Será publicada nos números 4 e 5 do fanzine Fandaventuras Especial. Eis as capas:

O epílogo da saga, denominado O Cruzeiro do Sea Hawk, está completo, aguardando apenas a publicação dos números anteriores para ser disponibilizado aos leitores. Trata-se do Fandaventuras Especial 6.

Finda a saga de O Gavião dos Mares, os números 7 a 10, como se referiu, pertencem à saga Capitão Meia-Noite – O Justiceiro das Estradas do Rei do mesmo autor, reencaminhado-se os leitores deste espaço para o que se escreveu a propósito do lançamento dos primeiros dois volumes da saga (Fandaventuras Especial 7 e 8). Está previsto que, até ao final do ano, os números 9 e 10, com a conclusão da saga, sejam publicados, estando inclusivamente o número 9 proposto para ser lançado no final de setembro.

Quanto aos números 11 a 14, irão ser dedicados à personagem provavelmente mais famosa e internacionalmente conhecida de Walter Booth, Rob the Rover, mais concretamente à sua aventura A Saga do Submarplano. Mas, abordaremos a mesma noutra ocasião, aquando da sua publicação. Eis uma antevisão das capas:

Eis então uma listagem das obras publicadas ou programadas no Fandaventuras Especial:

01 – O Gavião dos Mares – 1.ª parte: Os Órfãos do Mar – 1.º episódio (publicado)
02 – O Gavião dos Mares – 1.ª parte: Os Órfãos do Mar – 2.º episódio (publicado)
03 – O Gavião dos Mares – 1.ª parte: Os Órfãos do Mar – 3.º episódio (publicado)
04 – O Gavião dos Mares – 2.ª parte: Pelo Rei! – 1.º volume (anunciado)
05 – O Gavião dos Mares – 2.ª parte: Pelo Rei! – 2.º volume (anunciado)
06 – O Gavião dos Mares – última parte: O Cruzeiro do Sea Hawk (anunciado)
07 – Capitão “Meia-Noite” – O Justiceiro das Estradas do Rei: volume 1.º (publicado)
08 – Capitão “Meia-Noite” – O Justiceiro das Estradas do Rei: volume 2.º (publicado)
09 – Capitão “Meia-Noite” – O Justiceiro das Estradas do Rei: volume 3.º (anunciado)
10 – Capitão “Meia-Noite” – O Justiceiro das Estradas do Rei: volume 4.º (anunciado)
11 – Rob the Rover – A Saga do Submarplano: volume 1.º
(anunciado)
12 – Rob the Rover – A Saga do Submarplano: volume 2.º (anunciado)
13 – Rob the Rover – A Saga do Submarplano: volume 3.º (anunciado)
14 – Rob the Rover – A Saga do Submarplano: volume 4.º (anunciado)

Com um formato generoso (30 x 21 cm) e papel de boa gramagem, cada volume de 66 páginas, tem o PVP de 10,00€. Existem alguns volumes, consoante as sagas, que têm o dobro das páginas e, consequentemente, maior preço. Para os adquirir, os interessados devem contactar o faneditor via e-mail:

gussy[ponto]pires[arroba]sapo[ponto]pt. (substituir “[ponto]” por “.” e “[arroba]” por “@”).

Eis um trecho de uma página original do hebdomadário Puck, antes do tratamento digital:

E após a recuperação:

E, por fim, a título de curiosidade, a totalidade de uma página original de Pelo Rei!: