Manga para crianças

Manga para crianças

This slideshow requires JavaScript.

Neomanga para miúdas. Foi essa uma das apostas das Edições Asa em 2008. Uma das trilogias publicadas de manga shōjo foi uma série original da editora norte-americana Tokyopop, A Princesa Pêssego. Com uma protagonista de 9 anos e as suas duas amigas, não restavam muitas dúvidas a quem esta banda desenhada se dirigia. Critique-se ou não a escolha da Asa recair numa série desconhecida do público português, a verdade é que hoje faz inevitavelmente parte da história das poucas séries de manga editadas no nosso país.

Curiosamente, os autores Lindsay Cibos e Jared Hodges desenvolveram esta série após terem vencido um concurso promovido pela Tokyopop, o 2º Rising Stars of Manga, com uma versão bastante reduzida da mesma.

A série aborda os estereótipos dedicados ao género feminino nesta faixa etária – isto é, popularidade, moda, desenhos animados de princesas e póneis, escola, amizade entre meninas, meninos rufias e animais de estimação. É, precisamente, através da Pêssego, a furão-fêmea de Amanda – bem como dos demais furões das restantes amigas – que a série tem o seu quê de original, pois permite-nos visionar o mundo de acordo com as confabulações de cada um destes animais, sejam estas um reino, o mundo do espetáculo ou abduções alienígenas…

A história é infantil q.b. para poder ser apreciada por idades mais jovens (apesar de não se enquadrar no manga kodomomuke), desde que os pais leiam a mesma, enquanto as filhas (ou filhos) apreciam o manga.

nota: republicação revista do artigo publicado no 100mural, em 4 de junho de 2012.

Deixa um comentário