No dia 2 de outubro, foi lançado o terceiro livro da série Para pessoas com pressa (For people in a hurry, no original) do norte-americano Thomas Wengelewski e do sueco Henrik Lange. Após os 90 livros clássicos e os 99 clássicos do cinema, na terceira incursão são contempladas 99 Séries de Televisão para Pessoas com Pressa  (a título de curiosidade, registe-se que a edição sueca teve direito a 106 séries televisivas).

A proposta do livro é semelhante às dos livros anteriores – resumir cada série televisiva a uma pequena prancha de quatro vinhetas de banda desenhada, sendo frequentemente utilizadas apenas três, com humor q.b. O argumento de Wengelewski e as ilustrações de Lange abordam séries televisivas bem conhecidas dos portugueses, como Twin PeaksFamaDonas de Casa DesesperadasAnatomia de Grey, Heroes, Sexo e a Cidade, Beavis and Butt-Head, Black Adder, 24, Perdidos, Dallas, Benny Hill, Star Trek, V – A Batalha Final, Erva, Os Sopranos, O Justiceiro, MacGyver, Missão Impossível, Buffy – A Caçadora de Vampiros, Friends, A Família Addams, Os Três Duques, Os Marretas, Ficheiros Secretos, Seinfeld, Os Simpsons, South Park ou O Incrível Hulk, entre muitas outras.

Eis a sinopse:
Este livro apresenta-nos as 99 séries de televisão mais famosas de sempre num formato divertido. Com um sentido de humor cativante e ilustrações sugestivas, faz-nos revisitar muitas das séries que marcaram as nossas vidas. São as versões «fast reading» em banda desenhada de cada uma destas obras e prometem proporcionar-lhe momentos de puro entretenimento.

Tal como os livros anteriores, é frequentemente condição sine qua non conhecer minimamente os objetos dos tributos. Talvez por isso as minhas pranchas de eleição sejam as relacionadas com séries televisivas que me são muito familiares como Battlestar Galactica, Os Anjos de Charlie, Alf, Ally McBeal, Crime Disse Ela, Uma Casa na Pradaria, Frasier, Automan, Que Família!, The Cosby Show, Roseanne, Ação em Miami, Sarilhos Com Elas, Cheers – Aquele Bar, O 3.º Calhau a Contar do Sol, Marés Vivas, Calma Larry, A Quinta Dimensão ou Twin Peaks. Mas houve exceções, como Magnum P.I., Walker – o Ranger do Texas, Family Guy, Todos Gostam do Raymond, Dr. House, Hogan’s Heroes e Beverly Hillbillies, com as quais não estou muito familiarizado e, no entanto, pude apreciar em pleno.

Para uma listagem completa das séries abordadas (ou um índice “faça você mesmo”) e uma antevisão do livro clique aqui.

Em nota de rodapé, refira-se que os autores realizaram obras semelhantes dedicadas à História e às Invenções, ainda inéditas em português.