Esta semana fomos brindados com um vídeo de animação relativo ao livro de banda desenhada Balcão Trauma, da autoria de Álvaro:

A animação esteve a cargo de André Gaspar. O livro Balcão Trauma será apresentado no festival Amadora BD no dia 3 de novembro de 2013, às 17h00. Uma sinopse desta obra pode ser lida na contracapa:

Para os que têm dificuldades de visão com as letras menores, apresenta-se a sinopse oficial:

“Balcão Trauma” é a trágica história de um rapaz com problemas com a mãe que, depois de ter tido uns problemas com a funcionária de um centro de cópias, é levado em braços para o serviço de urgências de um hospital onde é atendido por uma jovem médica que ainda vive com a mãe, com quem tem problemas. Entretanto dá entrada no mesmo serviço hospitalar um segundo desgraçado que tem um problema com um dos seus braços, braço esse que também dá entrada momentos depois. Devido a um problema com a disponibilidade de macas, ambos ficam depositados no chão à espera de serem atendidos pelos membros da equipa de cirurgia que se encontram ocupados com um jogo de futebol, no bar, sentados nas macas. “Balcão Trauma” é igualmente uma banda desenhada anti-crise. É hilariante e de baixo custo. Faz bem ao fígado, à circulação, tonifica o abdómen, afasta maus olhados e outros problemas mentais. E é também uma obra para um público adulto, não se recomendando portanto a sua leitura a pessoas com menos de vinte e tal anos e a dirigentes partidários.

Optou-se por não colocar o texto completo da contracapa por duas razões. Primeiro, porque muito do texto que não reescrevemos está perfeitamente visível na imagem e queríamos que por momentos pensasse que a sua acuidade visual era perfeita. Por outro lado, estamos num período de reflexão sobre se nos vamos dedicar ou não ao comércio de lupas e, caso o façamos, iremos promover as letras miudinhas em todos os documentos eletrónicos ou em papel a que consigamos ter acesso.

Depois de muito pesquisarmos – recebemos um press release que ousou ter três ou mais parágrafos – descobrimos que há 3 formas, entre muitas outras, de adquirir esta obra:
1) por e-mail, diretamente à editora: insonia.edicoes@gmail.com
2) edição eletrónica (alguns denominam-na de iBuq, ouvimos contar): www.livrarialiberdade.tk
3) lista de pontos de venda do livro em formato físico: o autor do livro mantém uma lista permanentemente atualizada no seu blog, graças a um poderoso hardware e software adquirido no estrangeiro – http://alvarocartoon.blogspot.pt

Os autores deste espaço recomendam o consumo do livro com moderação. Há rumores sobre leitores que nunca recuperaram da primeira leitura. Nós achamos que são boatos infundados. Mas também nos recordamos de quando este site era um espaço sóbrio que abordava a banda desenhada com uma seriedade exemplar… Estamos à procura da bula do livro para pesquisarmos quais são os efeitos colaterais!

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.