Estreia hoje nas salas de cinema portuguesas mais um filme com ligações à banda desenhada. Na verdade, O Jogo Final baseia-se no livro homónimo na língua inglesa Ender’s Game, uma obra de ficção científica de Orson Scott Card, premiada com um Hugo e um Nebula Award. No entanto, a série foi-se desenvolvendo e atualmente existem 13 romances, 13 contos, um audiolivo e 47 revistas de banda desenhada.

A banda desenhada foi publicada pela Marvel entre outubro de 2008 e abril de 2012, estando reunida em 11 antologias. As sagas publicadas foram:
– Formic Wars: Burning Earth
– Formic Wars: Silent Strike
– Mazer in Prison
– Ender’s Game: Battle School/Ender’s Shadow: Battle School
– Recruiting Valentine
– War of Gifts
– Ender’s Game: Command School/Ender’s Shadow: Command School
– The League War
– Ender in Exile
– Gold Bug
– Speaker for the Dead

Entre os argumentistas, encontram-se os nomes de Christopher Yost, Mike Carey, Jake Blac e Aaron Johnston, estando a arte a cargo de Pasqual Ferry, Sebastian Fiumara, Timothy Green, Pasqual Ferry e Pop Mahn. Algumas sagas adaptam os livros e outras são histórias completamente novas.

Eis a sinopse do filme:
Num futuro próximo, uma raça alienígena hostil (chamada Formics) atacou a Terra. Tudo estaria perdido se não fosse o heroísmo lendário do Comandante da Frota Internacional, Mazer Rackham. Como preparação para o próximo ataque, o altamente respeitado Coronel Graff e os militares da Frota decidem treinar os jovens mais promissores com o objetivo de encontrar o próximo Mazer. Ender Wiggin, um rapaz tímido, mas brilhante em estratégia militar, é selecionado para se juntar a este grupo de elite. Ao chegar a Battle School, Ender rápida e facilmente aprende a controlar as técnicas de guerra, distinguindo-se e ganhando o respeito dos colegas. Ender é de imediato eleito por Graff como a próxima grande esperança dos militares, o que resulta na sua promoção para a Escola de Comando. Uma vez lá, ele é treinado pelo próprio Mazer Rackham, para conduzir os soldados numa batalha épica que irá determinar o futuro da Terra e salvar a raça humana. Realizador: Gavin Hood. Com Andrea Powell, Ben Kingsley, Harrison Ford, Moises Arias, Viola Davis.

Eis o trailer: