Em 2005, Sean Murphy tinha um percurso relativamente curto nos comics, tendo contudo já trabalhado com algumas das editoras mais conhecidas no ramo (DC, Dark Horse, Image e IDW).

No entanto, a editora que acolheu a sua primeira obra de autor (leia-se argumento, arte e legendagem) foi a Oni. Off Road é uma obra baseada em eventos reais, que o autor dourou para aumentar o interesse do leitor sobre a mesma. Eis um resumo: Greg está a ter um ótimo dia. Não só o pai acabou de lhe oferecer um jipe amarelo totalmente novo, mas também se trata do dia que Trent, um dos seus melhores e mais antigos amigos, vem à cidade, numa pausa da faculdade. Pelo contrário, Trent não está bem humorado. A sua namorada, que o traía, deixou-o, deixando-o num estado miserável. O outro amigo deles, Brad, também não está muito melhor, tendo os últimos tempos sido passados aos socos com o pai. Brad e Greg estão convencidos que uma festa é a solução para todos, mas Trent tem outras ideias – está a sentir a necessidade de partir à aventura no novo jipe de Greg, por caminhos fora das estradas (off road). No entanto, as coisas não correm como previsto e, após sérias discussões, o trio acaba por se unir como nunca o tinha feito.

O livro acaba por ser uma descoberta da dinâmica deste grupo e dos laços entre eles, uma vez que, fora do seu elemento e em perigo, somente podiam contar com eles próprios e a sua persistência, sorte e afeto.

Como extra, nas páginas finais, encontram-se as cerca de 30 tiras cómicas do projecto da faculdade de Murphy, nos quais o tema de Off Road já se encontrava subjacente. Bastante divertidos.

Se o traço de Murphy tinha evoluído muito rapidamente, este seu primeiro argumento devidamente estruturado levou-nos a pensar no que o futuro reservava para este, então, jovem a nível da banda desenhada.

Off Road
Sean Murphy
Oni, 2005 (EUA)
134 pp, brochado
ISBN 1-932664-30-0

<

p style=”text-align:center;”>nota1: republicação revista do artigo publicado em bedê, em 6 de junho de 2006.
nota2: 4 meses mais tarde, eu viria a realizar uma entrevista a Sean Murphy, que disponibilizarei novamente aos leitores em breve.
nota3: em 2010, Sean Murphy viria a Portugal para o lançamento da obra Off Road, publicada em língua portuguesa pela Kingpin, tendo-lhe sido dedicada uma exposição no festival Amadora BD.
nota4: há muito tempo esgotado na língua original,
Off Road foi editado em 2011 pela IDW, sem as tiras cómicas do final do livro.