Como tínhamos anunciado, a revista Disney Comix chega amanhã ao seu 50.º número, o que motiva uma capa especial que celebra tal feito. Não tivéssemos apetências pelos números redondos, frequentemente incompatíveis com o nosso calendário, e aguardaríamos pelas 52 semanas para marcar a efeméride.

Ao fim de um ano, a Goody parece demonstrar com o seu projeto dedicado ao universo dos patos e ratos disneianos que existe mercado nacional para a edição das histórias Disney produzidas em Itália através da publicação de um título semanal (Disney Comix), um mensal (Hiper Disney), um trimestral (Disney BIG), um aperiódico (Disney Especial) e  ainda duas edições esporádicas (Hiper Disney Especial e Disney Comix Record). Feitas as contas, os leitores Disney tiveram muita BD publicada no nosso país ao longo deste ano.

A política editorial alterou-se ligeiramente, atendendo a pedidos de leitores menos jovens, que solicitaram a publicação de mais mestres italianos, de sagas que se estendem ao longo de vários episódios e de histórias específicas que pelo argumento ou arte apelam também a um público que vai para além do infantojuvenil.

No entanto, atente-se ao termo que utilizei – ligeiramente. Não são essas as diretivas que regem o projeto, mas sim que o complementam. Desse modo, não será de estranhar que, perante um número emblemático para a editora, com direito a capa dedicada, apenas uma história da Disney Comix cumpra um desses critérios, nomeadamente ao publicar um episódio de uma saga.

Eis a sinopse da editora:
Parabéns a vocês!!! A Comix chegou ao seu número 50!!! São por isso inúmeras as razões para celebrar. Temos então os sobrinhos de Mickey a abrir a festa com uma aventura sobre o skate com Chiquinho e Francisquinho e os banzai skaters! Junta-te a esta aventura radical!!! E há alguém que não se vai esquecer certamente do aniversário do primeiro ano de edições BD Disney… É a Margarida! É que a nossa pata favorita aponta tudo no seu calendário! Até que… Margarida tem que lidar com a perda do seu calendário e adivinhar que data importante se avizinha… Não percas então a história Margarida e a pontualidade imprecisa!!!

Cliquem nas imagens para as apreciar com maiores dimensões e em toda a sua extensão:

 

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.