Nos comics norte-americanos ditos mainstream, a morte das suas personagens tem sido explorada e reexplorada comercialmente até à exaustão. Não deixa de ser curioso, por analogia, que após termos anunciado o final da série Super-Heróis DC Comics, estejamos agora a divulgar que se seguirá a Série II. A Levoir vai lançar mais 10 livros, desta feita às 6.ª feiras e com o semanário SOL, ao preço de 8,90€. Nesta altura são já conhecidos publicamente cerca de metade dos títulos que vão constituir esta segunda etapa. O que será lançado em novembro?

Super-Homem: Homem de Aço (Super Heróis DC Comics Série II vol. 1)
John Byrne

O primeiro número da Série II será publicado em novembro, no dia 29, conforme tínhamos anunciado na checklist mensal. Trata-se da compilação da minissérie de seis números Homem de Aço de John Byrne, publicada originalmente entre junho e agosto de 1986, onde o autor britânico estabeleceu um novo Super-Homem pós- Crise nas Terras Infinitas, com as suas origens recontadas de uma forma mais próxima da atualidade de então, graças à necessidade sentida pela editora de revitalizar os seus principais personagens.

Foi com base neste Super-Homem que as histórias subsequentes do personagem foram criadas e publicadas no Universo DC até à editora relançar novamente a sua linha editorial em 2011 através de Os Novos 52. No entanto, as origens da autoria de Byrne já tinham sido substituídas e reescritas por Mark Waid e Leinil Francis Yu na minissérie Superman: Birthright (2003-2004). Ambas tinham sido eliminadas da continuidade com a saga Crise Infinita (2005-2006), escrita por Geoff Johns; somente em 2009 foram estabelecidas as novas origens com a publicação de Superman: Secret Origin de Geoff Johns e Gary Frank. Com Os Novos 52, tudo seria reescrito uma vez mais…