Como já referimos anteriormente, Walter Henry Booth foi o criador da série de banda desenhada Rob the Rover para a lendária publicação Puck  (principal hebdomadário britânico de banda desenhada a cores, editado pela Amalgamated Press), série que foi publicada entre 15 de maio de 1920 e 11 de maio de 1940, ano em que a publicação foi fundida com o jornal Sunbeam.

As imagens que apresentamos – cortesia de José Pires, que as digitalizou a partir da coleção de Américo Coelho – são as primeiras tiras dessa série de BD. Rob the Rover é considerado por muitos autores a primeira série de aventuras da BD britânica (após uma tentativa abortada com The Scouts of the Wild Cat Patrol  em 1910 na revista Comic Life por um autor anónimo de quem apenas se conhece as iniciais S.H.); outros autores referem-se a Rob the Rover como o primeiro personagem de BD com traços realistas, por oposição aos que então figuravam nas tiras cómicas. Conhecendo-se a importância da BD de traço realista no contexto da BD europeia em geral e em particular no género de aventura, estas imagens (clique-se nas mesmas para as visionar em maiores dimensões) revelam-se de extrema importância histórica.

Segundo Jorge Magalhães, estas páginas foram publicadas no nosso país em O Carlitos (revista recreativa e de educação para creanças), revista semanal publicada entre os anos 1922 e 1926, sob a direção de Gaspar Severino de Almeida.

Dado o (injusto) pouco conhecimento internacional que ainda se tem sobre este período da BD britânica, acredita-se que a divulgação destas imagens tenha interesse mundial…