Em 2005, eu e o Rodrigo Ramos mantínhamos online um site denominada Tugópolis no qual se encontrava uma base de dados com as capas da BD Disney publicada em Portugal. Pouco tempo depois, iniciámos a publicação do e-zine mensal gratuito Tugópolis Newsletter, no qual se incluíam as capas e sinopses das edições que iriam ser publicadas nesse mês, os destaques sobre a BD Disney mais importante publicada no mês anterior e, a partir de certo momento, uma rubrica dedicada à opinião dos leitores. Entretanto, eu encontrava-me a publicar alguns artigos Disney noutras publicações, em formato papel ou online.

Foi neste contexto que eu e o Rodrigo fomos contatados pelo Nuno Cunha, o qual tinha como projeto a publicação de um fanzine com notícias, entrevistas e artigos Disney, que estaria ligado a um eventual clube de fãs Disney, bem como, caso houvesse concordância da Edimpresa – editora, na altura, detentora dos direitos da BD Disney no nosso país -, banda desenhada. O nome? A Patada.

Quer eu, quer o Rodrigo, contribuímos com alguns textos para um número 0 da publicação, o qual seria apresentado à Edimpresa pelo Nuno Cunha, em conjunto com o seu projeto. No entanto, tal acabou por não se concretizar. Este ano, o Nuno Cunha decidiu resgatar do limbo a publicação e disponibilizá-la online. Muitos dos artigos de então não foram agora publicados, por terem perdido a sua atualidade ou necessitarem de uma revisão que não seria possível realizar em tempo útil. Apesar de tal, o faneditor Nuno Cunha conseguiu manter o número de 48 páginas com a inclusão de novo material.

Para os que estiveram na génese do projeto, é uma viagem no tempo, devido à maioria das páginas manter-se exatamente idêntica, tantos anos volvidos (cf. algumas páginas de A Patada 0 original aqui). Para os demais apreciadores de BD Disney, foi certamente uma boa prenda de Natal, pois o faneditor optou por incluir a BD Disney programada para a revista de apresentação à editora de então. No entanto, devido a tal, desconhece-se quanto tempo a publicação será mantida pelo Nuno Cunha online. Nesse sentido, os que desejem ler a revista, deverão fazê-lo mal tenham disponibilidade neste link.

Do material recentemente incluído, destaca-se a BD realizada pelo fã holandês Hidde Bart, também autor da nova capa.