Como se pode verificar na checklist mensal de janeiro, este mês serão distribuídos 5 volumes da série Astérix à Volta do Mundo com o jornal Público. O primeiro chega hoje às bancas, sendo o décimo primeiro volume da coleção. Eis a listagem completa:

11 – Astérix na Córsega (dia 3)
René Goscinny (argumento) e Albert Uderzo (desenho)
Para celebrarem o aniversário da batalha de Gergóvia, os Gauleses convidam todos os seus amigos e, à laia de aperitivo, decidem dar uma coça aos infelizes legionários do campo fortificado de Babácomrum. É aí que encontram e libertam Ocatarinetabellatchitchix, um chefe de clã corso que está prisioneiro dos Romanos. Ainda mais orgulhoso do que um Gaulês, este último afirma que os Corsos são o «pesadelo dos Romanos». Curiosos por saber como é que os Corsos lidam com a situação, Astérix e Obélix decidem partir para a Ilha da Beleza, para provarem que são os únicos a causar calafrios aos Romanos. E, mais uma vez, são os Romanos que, sem saberem, vão arbitrar a discussão…

12 – A Grande Travessia (dia 10)
René Goscinny (argumento) e Albert Uderzo (desenho)
A Aldeia está em polvorosa. A preparação da poção mágica exige uma certa quantidade de peixe «razoavelmente» fresco, e este acaba de se esgotar. Em vez de esperarem por um carregamento vindo de Lutécia que parece comprometido, Astérix e Obélix embarcam num pequeno navio de pesca e deparam-se com as dificuldades de aprendizagem de uma nova profissão. Arrastados por uma violenta tempestade, vão parar a uma terra distante povoada de estranhos mercenários romanos emplumados. Em que país terão eles acostado?

13 – Astérix entre os Belgas (dia 17)
René Goscinny (argumento) e Albert Uderzo (desenho)
Matasétix está pior que estragado: César ousou dizer que, de todos os povos da Gália, os Belgas são os mais corajosos. E o pior é que os terríveis Gauleses já nem sequer assustam os novos recrutas do campo de Factotum… De trouxa ao ombro e acompanhado por Astérix e Obélix, o chefe parte imediatamente para a Bélgica. Aí, lança um desafio aos Belgas: o povo mais corajoso será aquele que destruir o maior número de campos romanos. E César é escolhido para arbitrar este duelo histórico!

14 – A Odisseia de Astérix (dia 24)
Albert Uderzo (argumento e desenho)
Panoramix entra em pânico e vai-se abaixo. As reservas de óleo de rocha, um ingrediente essencial da poção mágica, esgotaram-se. Seguidos de perto pelo druida espião Zerozerosix e a sua mosca sábia, Astérix e Obélix partem para uma longa viagem, em busca de óleo de rocha. Tiro, Jerusalém, Belém, as margens do Mar Morto e as planícies desérticas: mesmo sem petra oleum, a imaginação de Albert Uderzo não se esgota para fazer rir e sonhar!

15 – As 1001 Horas de Astérix (dia 31)
Albert Uderzo (argumento e desenho)
Num reino distante situado no vale do Ganges, a bela princesa Chárahzad é alvo de uma funesta contagem decrescente. Se não chover durante as próximas mil e uma horas, para salvar o seu povo de uma temível seca, a princesa será sacrificada para apaziguar a ira dos deuses. A sua única esperança: o bardo Cacofonix, que obtém finalmente o reconhecimento internacional graças à sua fama de ter «uma voz que faz chover»!