Funzip #8

Funzip #8

Este mês é lançado o Funzip #8, fanzine do Grupo Entropia publicado desde 2004.

Eis a sinopse da autoria do Grupo Entropia:
Nascido como sempre do prazer de ajudar a partilhar trabalhos de Autores portugueses de Banda Desenhada e Ilustração, eis que é com muito orgulho que aqui vos apresentamos o mais recentes dos “Funzips“! Um projecto que nos acompanha, Grupo Entropia, há quase 10 anos e que nos tem permitido ter nas nossas páginas, os trabalhos de Autores portugueses, englobando vários géneros e diferentes visões da Arte de se fazer Banda Desenhada e Ilustração, demonstrando toda a grande criatividade e multiplicidade de talentos que existem em Portugal, nestas áreas artísticas!

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão e em maiores dimensões:

Eis as sinopses das bandas desenhadas:
– Num belo dia de Sol, dois veteranos pescadores desfrutam serenamente do prazer da pesca…sem no entanto desconfiarem, estarem prestes a assistirem um caricato episódio, digno de qualquer “história de pescador”! (A Pesca – Agonia Sampaio)
– “A Derrota dos Porcos” é uma das Bandas Desenhadas em continuação do “Funzip”, iniciando-se numa vertente cómica, nos primeiros números do fanzine, evoluindo nas edições subsequentes para temas mais sérios, tais como a dependência das drogas, abordando um dos lados mais negros da sociedade, nos levando a reflectir sobre um assunto de uma actualidade preocupante. (A Derrota dos Porcos – Álvaro)
– Esta é uma Banda Desenhada, que nascida da imaginação de Miguel Ferreira e transposta para o papel pela Arte de Ana Saúde, no transporta num trabalho conjunto, a uma concepção bastante diferente da “idade da inocência”. (A Idade da Inocência – Ana Saúde & Miguel Ferreira)
– Nesta bela Banda Desenhada de Bárbara Carvalho, no seu trabalho de estreia no “Funzip”, podemos apreciar toda a beleza do nascimento de uma amizade tão eterna, como improvável! (O Gato da Neve – Bárbara Carvalho)
– Esta é sem qualquer dúvida uma BD com traços muito próprios, que apenas uma pessoa com vastos conhecimentos de História, conseguiria nos transportar com tanta mestria para os tempos da Grécia Antiga, nos revelando um universo obscuro, onde o caminho de uma destemida guerreira, se cruza com as temíveis empusas… (Empusa – João Sá-Chaves)
– “Uma poesia, em forma de Banda Desenhada”, é esta possivelmente a melhor definição  deste trabalho de José Lopes, que nos guia pelo caminho, por vezes sinuoso, entre dois amantes. (O Retrato de Cristina – José Lopes)
– Numa Banda Desenhada, onde o texto e a imagem se interligam de uma forma perfeita, somos levados até ao interior de um Anjo-da-Guarda, nos revelando, de um modo privilegiado, os seus pensamentos mais profundos. (Não Há Cor Sem Dor – Mariana Serra)
– Anelídeo é uma simpática minhoca, com uma filosofia de vida muito especial, que vive o seu dia-a-dia rodeada de bons amigos,  gerando diversas divertidas peripécias! (Anelídeo – Paulo Marques)

Além das BD, o fanzine conta ainda com as ilustrações de João Raz e Sara Mena.

Ficha Técnica
Edição: Grupo Entropia
Design e Montagem: Ana Saúde
Coordenação Artística: Paulo Marques
Capa: Sara Mena
Autores Convidados: Agonia Sampaio, Álvaro, Ana Saúde, Bárbara Carvalho, João Sá-Chaves, João Raz, José Lopes, Mariana Serra, Miguel Ferreira, Paulo Marques, Sara Mena.
Preço: 3 euros + portes de envio.

Os fanzines podem ser adquiridos através do seguinte e-mail:
grupo.entropia@gmail.com

Deixa um comentário