Mais Bonelli nas bancas e o final do Mágico Vento

Mais Bonelli nas bancas e o final do Mágico Vento

A distribuição de revistas Bonelli da Mythos tem sido extremamente irregular nos últimos meses. Atente-se quando as revistas planeadas para chegarem às bancas num determinado mês, realmente foram colocadas à venda:
– julho de 2013 -> agosto de 2013
– agosto de 2013 ->agosto de 2013
– setembro de 2013 -> outubro e novembro de 2013
– outubro de 2013 -> novembro e dezembro de 2013
– novembro de 2013 -> janeiro de 2014

Como se verifica, em julho e setembro não ocorreu distribuição de nenhuma revista. Quanto a dezembro, foi apenas distribuída uma revista. Por outro lado, em agosto de 2013 foram distribuídas as revistas relativas a dois meses (julho e agosto). Outras irregularidades com uma ou outra revista têm também ocorrido.

Entretanto, hoje começou a chegar às bancas a segunda remessa de revistas deste mês (que corresponderiam às revistas de dezembro de 2013, caso as mesmas fossem distribuídas mensalmente sem falhas), com a revista Tex Edição Histórica 84. Damos então a conhecer as 9 revistas que fazem parte desta remessa. Sem dúvida, destaca-se o final da série Mágico Vento.

Tex Edição Histórica 84
MENSAGEM DE DESESPERO
Texto: G. L. Bonelli * Desenhos: G. Ticci
Tex e os seus parceiros chegam a uma aldeia dakota e vêm centenas de índios esqueléticos, em estado lastimável causado pela fome, pela ausência dos alimentos prometidos pelo governo, desviados pelo ganancioso agente indígena para provocar de forma deliberada a morte de toda a tribo. Esse o ponto de partida de uma das mais memoráveis aventuras de Tex Willer, não só na opinião dos leitores como na do próprio criador, Gianluigi Bonelli, que a considerava como uma das dez histórias texianas que ele levaria para uma ilha deserta.

Almanaque Tex 45
BANDIDOS E HERÓIS
Texto: Boselli * Desenhos: Gomez
Entre as áridas e desoladas montanhas da fronteira do Arizona com o Novo México está o sonolento povoado de Clifton, uma pobre comunidade que sobrevive graças a uma mina de cobre. Não é uma grande riqueza, mas os homens da quadrilha Johnson, fugindo de Tex e os seus parceiros, não se podem dar ao luxo de escolher. Só que nas mesmas montanhas também se esconde um bando de cruéis apaches rebeldes. O inevitável encontro de todos os grupos em Clifton vai trazer à tona o que cada personagem tem de pior e de melhor, transformando bandidos em heróis. E mais: matéria sobre os autores desta história e a forma inusitada como ela foi criada.

Tex Edição de Ouro 65
ESCOLTA ARMADA
Texto: Nizzi * Desenhos: Fusco
O Coronel Olivera, velho bandido conhecido de Tex, escapa da prisão de Chihuahua e apodera-se de uma grande quantidade de diamantes. Para garantir o sucesso de sua evasão para os Estados Unidos, ele resolve raptar o filho de uma amiga de Tex e chantagear o ranger para que este proteja sua fuga. Porém, as pedras preciosas são um chamariz muito forte e diversos bandoleiros também desejam os diamantes, inclusive o desonesto diretor da prisão, Cardoso.

Tex Coleção 285
CÃO AMARELO
Texto: G. L. Bonelli * Desenhos: G. Ticci
Encorajado por três traficantes de armas – Big Cisco, Jim Donner e Bill Grant – Cão Amarelo lança os seus guerreiros utes contra as pacíficas populações navajos. O chefe índio também prometeu aos seus sinistros aliados brancos nada mais nada menos do que o escalpe de Águia da Noite. Uma promessa que o obrigará a suar sangue para cumprir.

Tex 493
O HOMEM DE BALTIMORE
Texto: Faraci * Desenhos: Bruzzo
Tex e seu filho Kit encontram um estranho personagem; um homem chamado William Hodson, ou melhor, Lorde William Hodson. Morador de Baltimore, ele viaja pelo mundo em busca de aventuras para narrar nos seus livros. Assim, ele chega ao Oeste e é salvo por Tex e Kit de um ataque de índios. Claro que Hodson não vai deixar escapar a oportunidade de conhecer as heroicas aventuras de Tex. A situação complica-se quando entra em cena um bando de bandidos sanguinários e um xerife com um passado a resgatar.

Zagor 146
ASAS NEGRAS DA NOITE
Texto: Rauch * Desenhos: Della Monica
Zagor e Chico voltam à América, pelo porto de Nova Orleans, onde se juntam ao jovem capitão Alec Wallace e à sua tripulação para caçar o esquivo contrabandista Le Loup. A bordo da fragata inglesa, os nossos amigos partem para os pântanos da costa, à procura do covil do contrabandista e do seu exército de mercenários. Mas sobre eles paira a impalpável presença da condessa Ylenia Varga e dos seus vampiros!

Zagor Extra 110
NA ROTA DO PANAMÁ
Texto: Paolucci/Perniola * Desenhos: Mangiantini
O epílogo do drama nos pântanos da Louisiana define o destino de muitos personagens: para a baronesa Moreau, Alphonse de Marigny, Marmais Varant, Badeaux, o coronel Lawren, o major Ellis, chega o momento do acerto de contas. Mas um destino fica em suspenso: o de Zagor que, após deixar Nova Orleães, embarca com Chico num um navio com destino ao Panamá, para continuar a perseguição a Dexter Green, o amigo que o traiu.

J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga 102
O VOO DO TERROR
Texto: Berardi e M. Mantero * Desenhos: Steve Boraley
O Garden Zero-Nove é um gigantesco avião 747 que viaja para as Ilhas Seichelles. Entre os trezentos passageiros está Júlia, que pretende desfrutar umas férias nas ilhas, junto à sua irmã Norma. A bordo também estão dois jovens animadores turísticos, um casal de idosos, um ator de cinema e a sua noiva… Todos eles passam horas sob a ameaça das armas de um homicida que tenta escapar da justiça e de uma hospedeira de bordo desesperada, disposta a tudo para salvar o seu namorado da cadeira elétrica, condenado sob a acusação de homicídio.

Mágico Vento 131
MEMÓRIAS DO TEMPO PERDIDO (edição dupla)
Texto: Manfredi * Desenhos: Matteoni/Pezzi/Biglia
Foi mesmo dito tudo sobre as aventuras de Ned e Poe? Não sobrou algum detalhe obscuro? São as perguntas que se faz um jornalista de Chicago que vai visitar Poe, que agora vive em total isolamento. O histórico companheiro de aventuras do xamã branco acaba por contar três histórias inéditas. Uma parece totalmente inventada, outra fala apenas dele e Ned não aparece; a última é realmente a última, porque Poe conta o que aconteceu ao amigo e à sua parceira, Estrella, depois da conclusão da missão de Mágico Vento. Eles realmente viveram felizes para sempre ou o destino arrastou-os para novas aventuras?

2 comentários em “Mais Bonelli nas bancas e o final do Mágico Vento

  1. Como disse no Facebook no Grupo ZagorBR, vocês estão numa situação bem ruim com a distribuição, creio que a editora poderia fazer um ‘pacotão’ com todas as edições faltantes e mandar para Portugal, onde seriam distribuídas mês a mês, afinal de contas, estas edições já foram lançadas à quase 1 ano no Brasil, são ‘estoques’ na editora, e não estão mais em bancas por aqui, despachando por navio uma única vez, sairia mais em conta que ficar no mês a mês, e todos os atrasos que isto acarreta, e em solo lusitano, fica mais fácil também por distribuir, do que o aguardar o navio/remessa chegar e então partir para a ação!!

    Mas não sou formado em logística e vendas, não sei o valor por remessas ‘em partezinhas’ mensais, não sei se o contêiner cheio é mais em conta do que vazio, provavelmente fazendo ‘vamos às vezes’ enviando deve ser melhor, do que normalizar a situação das remessas!

    Boa sorte aí em Portugal.

    1. Caro Wilson:
      Essa também não é a minha área, mas acredito que a editora e a distribuidora tomem as opções que lhes pareçam mais acertadas. Por vezes, há atraso no desalfandegamento das revistas, o que motiva o atraso na distribuição. Após o mesmo, há meses em que chegam o dobro das revistas às bancas, noutros em que não chega nenhuma… Essa política está diretamente relacionada com a distribuidora portuguesa e a editora brasileira tem pouco controlo sobre o assunto. Aliás, é frequente a distribuidora não cumprir com as datas de distribuição que indica à editora.
      Quanto ao comentário que realizaste no grupo facebookiano supracitado sobre o grande atraso das publicações nas bancas portuguesas relativamente à data de lançamento no Brasil, nenhum português estranha, pois sempre assim aconteceu (aliás, nesse capítulo as revistas Tex e Tex Coleção batem o recorde, com mais de 3 anos de atraso, ao contrário das restantes).
      Muito obrigado pelo interesse sobre o futuro bonelliano em Portugal. Abraço,
      Nuno

Deixa um comentário