Conforme anunciámos na nossa checklist mensal, no passado dia 6 de fevereiro, foi realizado o lançamento do livro Psicopatos: 50 Tiras sobre as ‘Ciências’ Psicológicas da autoria de Miguel Montenegro.

Publicadas inicialmente no facebook (onde obtiveram cerca de 16mil likes) e na revista Psicologia na Atualidade, as tiras humorísticas são agora publicadas pelo ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, sendo a edição integrada na comemoração dos 50 anos do Instituto.

Eis a sinopse:
As tiras questionam muitos dos dogmas e excessos das “ciências” psicológicas, tal como se o Inconsciente existe, se as doenças mentais são reais ou se a psicanálise é uma ciência, dando respostas sarcásticas que evidenciam as contradições nestas “verdades” absolutas ao mesmo tempo irritando muitos dos seus crentes.
O autor, Miguel Montenegro, concluiu o Mestrado em Psicologia Clínica no ISPA em 2013 – tendo artigos científicos publicados em revistas internacionais ainda enquanto estudante – e foi o primeiro ilustrador português a trabalhar para a editora norte-americana Marvel Comics.
Do prefácio da psicóloga e professora Teresa Almeida Rocha, pode ler-se: “num primeiro momento sorrimos, depois refletimos sobre dogmas, sobre saberes instituídos e voltamos a sorrir. Devagar vão-se abrindo janelas interiores, por vezes cristalizadas.”