Big Nate em BD

Big Nate em BD

Os leitores portugueses poderão estranhar este facto, mas Big Nate é uma tira cómica escrita e ilustrada por Lincoln Peirce que iniciou a sua publicação em 7 de janeiro de 1991. Com o devido copyright da United Features Syndicate (UFS), a tira tem sido distribuída nos periódicos pela congénere Universal UClick.

Foi graças ao sucesso da tira que a mesma foi sendo transporta para outros formatos, como os álbuns que coligem as tiras, livros infantojuvenis em prosa, livros de atividades e inclusivamente uma peça de teatro musical no Adventure Theatre MTC em Maryland.

Em Portugal, o Big Nate iniciou a sua publicação pelos livros em prosa, via a Arte Plural Edições, um selo editorial do Grupo BertrandCírculo. Até ao momento, dos 5 livros infantojuvenis publicados nos EUA (e estando um sexto programado para o próximo mês e um sétimo para 2015), 4 já se encontram publicados no nosso país.

Como anunciámos na nossa checklist mensal, a Arte Plural lança agora uma compilação das tiras cómicas, O que É que Podia Correr Mal?, que contém as tiras de BD publicadas nos jornais entre 5 de novembro de 2007 e 8 de junho de 2008.  Dos 15 álbuns de BD publicados nos EUA (e estando mais 2 previstos para serem lançados até junho), esta seria a 9.ª compilação. O facto de ser o primeiro de três álbuns de banda desenhada editados (estando outro anunciado) pela HarperCollins, a editora que publica os livros infantojuvenis da série, terá certamente influenciado a escolha da Arte Plural (os restantes álbuns têm sido publicados por 3 outras editoras norte-americanas).

Dito isto, fica claro que o aviso constante da capa nacional “Agora em BD!” destina-se em exclusivo aos leitores portugueses.

Podem visualizarem exclusivo 8 páginas do miolo aqui.

Eis a sinopse do livro:
As histórias do Big Nate são imperdíveis, e agora as suas aventuras já estão em BD. Neste livro, o Nate tem de arranjar uma solução para as várias situações em que se vai ver envolvido – como, aliás, já é hábito. O Nate esquece-se do tema de um trabalho, e para saber qual é vai engendrar um plano brilhante. Como conseguirá ele levá-lo a cabo e enganar a prof.ª Godfrey? O que é que poderá correr mal? Que ideia fabulosa poderá o Nate ter para impedir que a Jenny namore com o Artur e se aperceba finalmente de que o Nate é o verdadeiro e grande amor da sua vida? E conseguirá fazê-lo a tempo da festa da escola? Será que é desta que o Nate vai ensinar truques ao Baboso, o cão mais inteligente do mundo (tão inteligente que se recusa a aprender truques)? Conseguirá o Nate finalmente ser a estrela da equipa de basebol? Estas e outras tiras cómicas, ao melhor estilo do Nate.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.

Deixa um comentário