Os marvetes e decenautas portugueses que desejam ler BD em português têm tido alguns dissabores nos últimos anos. A atual importação de revistas brasileiras da Panini Brasil contempla um reduzido lote de títulos, ao contrário do que acontecia noutras décadas em que todas as edições da brasileira Abril chegavam às bancas portuguesas.

Conhecendo a transversalidade dos acontecimentos no Universo Marvel e DC, apostar em apenas 5 a 6 títulos mensais, não permite aos leitores o contacto com muitas histórias que têm repercussão nos títulos a que têm acesso. Por outro lado, sempre que a Panini Brasil modifica que personagens são publicados em cada título, os leitores portugueses arriscam-se a não poder continuar a acompanhar algumas personagens (que migraram entretanto para revistas que não são importadas para Portugal) e iniciar a leitura a meio de outras sagas (iniciadas em revistas que não são importadas). Caso a Panini Brasil publique minisséries ou edições especiais para iniciar ou terminar sagas, essas revistas também não chegarão ao nosso país. Caso a Panini Brasil numere de forma especial alguma revista (exemplo recente: X-Men #134.1), a mesma também não será importada (naquele caso, houve um “salto” do #134 para o #135).

E o que acontece se num determinado mês as revistas DC a seguir ao número 12 recebem o número zero, antes de regressar no mês seguinte ao 13? Mais uma vez, não serão importadas. Nesse sentido, confirmámos junto da Panini España que a seguir aos números 12 deste mês, em março chegarão os número 13. São novamente más notícias para os decenautas portugueses que teimam em ler na norma brasileira da língua portuguesa.

Deste modo, além de listarmos as edições DC deste mês, indicaremos também o que foi publicado nas edições número zero que se lhes seguem e que não serão importadas.

Batman (Os Novos 52) 12
(Batman 12, Batman – The Dark Knight 12, Detective Comics 12)
Batman: conheça a história da jovem Harper Row em uma aventura com arte da desenhista convidada Becky Cloonan (de Vikings e Monstro do Pântano). O Cavaleiro das Trevas: descubra tenebrosas revelações sobre o passado do Espantalho. E ainda, em Detective Comics, o destino final de Charlotte Rivers!

O que os decenautas portugueses não vão ler em Batman (Os Novos 52) 0? A edição contém Batman 0, Batman – The Dark Knight 0, Detective Comics 0 e Detective Comics 8-12 (II). Eis a sinopse: Batman: os primeiros momentos de Bruce Wayne como Batman ao chegar a Gotham City após seu longo exílio. O Cavaleiro das Trevas: a caçada a Joe Chill, o assassino dos Wayne. Detective Comics: os primeiros e trágicos passos de Bruce Wayne para se tornar um mestre das artes marciais. E ainda: uma impressionante história estrelando o Duas-Caras.

Lanterna Verde (Os Novos 52) 12
(Green Lantern 12, Green Lantern Corps 12, Green Lantern – New Guardians 12)
Lanterna Verde: Jordan e Sinestro contra o Mão Negra… e uma revelação estarrecedora sobre o futuro do maior de todos os lanternas verdes. Larfleeze finalmente conta aos Novos Guardiões a verdade sobre sua ligação com o Arcanjo Invictus. Tropa dos Lanternas Verdes: para salvar John da morte, Guy pode ter dado início ao conflito que vai iniciar a Ascensão do Terceiro Exército!

O que os decenautas portugueses não vão ler em Lanterna Verde (Os Novos 52) 0? A edição contém Green Lantern 0, Green Lantern Annual 1, Green Lantern Corps 0 e Green Lantern – New Guardians 0. Eis a sinopse: Lanterna Verde: Simon Baz, o novo e controverso Lanterna Verde do setor 2814! Novos Guardiões: Carol Ferris e Kyle Rayner descobrem o terrível futuro reservado para todas as tropas do espectro emocional. Tropa dos Lanternas Verdes: os dias de caloiro de um dos mais respeitados heróis do universo: Guy Gardner! E também o prólogo da megassaga A Ascensão do Terceiro Exército.

Liga da Justiça (Os Novos 52) 12
(Captain Atom 12, Justice League 12, Justice League International 12)
A Liga da Justiça no seu confronto final contra o sombrio David Graves, na surpreendente conclusão do arco A Jornada do Vilão! LJI: o melancólico e tumultuado funeral do Soviete Supremo. E o Capitão Átomo irá vivenciar uma completa mudança na sua condição, cujas consequências poderão afetar todo o Universo DC.

O que os decenautas portugueses não vão ler em Liga da Justiça (Os Novos 52) 0? A edição contém Captain Atom 0 (último número da série norte-americana antes do cancelamento), Justice League 0 e Justice League 7-11 (II). Eis a sinopse: Após um ano de Novos 52, faremos uma breve pausa nas aventuras da maior equipa de heróis da DC Comics este mês para apresentar a sensacional edição Liga da Justiça 0, com a estreia atordoante do Shazam!, de Geoff Johns e Gary Frank! E ainda, mais uma aventura fascinante do Capitão Átomo.

A Sombra do Batman (Os Novos 52) 12
(Batgirl 12, Batman & Robin 12, Batwing 12, Batwoman 11, Catwoman 12, Nightwing 12, Red Hood and the Outlaws 12)
Batman & Robin: enfim, o confronto final contra Terminus. Batwoman: não perca a devastadora conclusão de Afogar o Mundo – a luta contra as lendas urbanas de Gotham. Um inesperado conflito: Batgirl vs. Batwoman. Capuz Vermelho e Os Foragidos: Koriander está de volta a Tamaran. Mas esta não será uma viagem de férias… E ainda: Batwing e Mulher-Gato!

O que os decenautas portugueses não vão ler em A Sombra de Batman (Os Novos 52) 0? A edição contém Batgirl 0, Batman & Robin 0, Batwing 0, Batwoman 0, Catwoman 0, Nightwing 0 e Red Hood and the Outlaws 0. Eis a sinopse: O treinamento de Damian Wayne nas mãos da sua impiedosa mãe, Tália al Ghul, antes de ele se tornar o Robin ! Saiba também como Dick Grayson conheceu o seu mentor e como se tornou Asa Noturna, bem como o que levou Bárbara Gordon a vergar o uniforme da Batgirl. E ainda: as origens da Mulher-Gato, Batwoman, Batwing e da equipa do Capuz Vermelho, os Foragidos.

Superman (Os Novos 52) 12
(Action Comics 12, Supergirl 12, Superman 12)
Uma criatura abissal de outro planeta suga o poder do Superman para abrir um portal dimensional para o seu exército. A Supergirl e o Último Filho de Krypton discutem novamente. E ainda: o Homem de Aço não chega a tempo de salvar Lois Lane de um acidente, em Action Comics.

O que os decenautas portugueses não vão ler em Superman (Os Novos 52) 0? A edição contém Action Comics 0, Action Comics 10-11 (II), Supergirl 0, Superman 0 e Superman Annual 1. Eis a sinopse: Em Superman, Jor-El descobre a verdade por trás da iminente destruição do planeta Krypton! Quem enviou a Supergirl para a Terra na véspera da explosão de seu planeta natal – e por quê? E Grant Morrison narra uma improvável aventura de Clark nos seus primeiros dias em Metrópolis, em Action Comics.

Universo DC (Os Novos 52) 12
(Aquaman 12, DCU Presents 8, Earth2 4, The Fury of the Firestorm 12, The Savage Hawkman 12, Wonder Woman 12, World’s Finest 4)
A Mulher-Maravilha necessita de decidir se defende o trono de Zeus ou a sua melhor amiga. A Mera se une aos Outros para ajudar o amado Aquaman na luta contra o Arraia Negra! Nos Melhores do Mundo, Caçadora e Poderosa enfrentam Hakkou, agora um monstro de proporções descomunais. Na Terra 2, surge a Mulher-Gavião. E ainda: Nuclear, Gavião Negro e Desafiadores do Desconhecido.

O que os decenautas portugueses não vão ler em Universo DC (Os Novos 52) 0? A edição contém Aquaman 0, DCU Presents 0 (I e IV) (com a última história de OMAC e Falcões Negros), Earth2 0, The Fury of the Firestorm 0, The Savage Hawkman 0, Wonder Woman 0 e World’s Finest 0. Eis a sinopse: A trágica origem de um dos maiores vilões da Terra 2. Uma nova faceta do passado da Mulher-Maravilha é apresentada – e também um de seus mais temidos inimigos. O primeiro contacto de Aquaman com os atlantes. Nos Melhores do Mundo, a origem da Supergirl e da Robin da Terra 2. E ainda: Nuclear, Gavião Negro, OMAC e Falcões Negros!

No n.º 13 de Universo DC (Os Novos 52), a revista passará a integrar as histórias de BD do Flash (a partir do número 13 norte-americano). Tal deve-se à revista brasileira Flash, que não era importada para Portugal, ter sido cancelada.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem.