O menor mês do ano tem menos lançamentos de banda desenhada? Aparentemente, sim, apesar de  janeiro ter sido um mês mais pobre no que toca à diversidade e quantidade de BD publicada.

Curiosamente, as checklists mensais continuam a ser das entradas mais visitadas, consolidando o contínuo sucesso desta iniciativa na tentativa de responder às simples questões que nem sempre têm pronta resposta (não encontro à venda: ainda não saiu? já foi recolhida? a distribuição foi limitada a poucos pontos de venda?…).

E, se a premissa é simples e o layout minimalista, a verdade é que obriga a atualizações diárias, no sentido da informação ser o mais correta possível.

Tal como nos meses de setembrooutubro, novembro e dezembro de 2013, bem como em janeiro deste ano, novamente um mês duplamente atípico, caraterizado pela distribuição de BD em atraso e adiamento de algumas publicações para março de 2014. Relembro que uma porção destas variações no número de publicações são artificiais, não correspondendo a um maior ou menor número de publicações dedicadas à banda desenhada, mas sim ao cumprimento ou não da calendarização que reflete o plano editorial. Como tem sido habitual, inicie-se a análise pela banda desenhada distribuídas nas bancas, fonte do maior número de publicações de BD.

QUIOSQUES

Albert René, Les Éditions (Asa/Público)
– Astérix à volta do mundo 16 – O Pesadelo de Obélix (dia 7) (sinopse aqui)

Bonelli Comics (Mythos) [importação] [sinopses aqui]
– Almanaque Tex 45
– Mágico Vento 131
– Tex 493
– Tex Coleção 285
– Zagor 146

Dark Horse Comics (Planeta DeAgostini) (sinopses aqui)
– Comics Star Wars 47: Invasão 1 (dia 3)
– Comics Star Wars 48: Invasão 2 (dia 10)
– Comics Star Wars 49: Legado 1 (dia 17)
– Comics Star Wars 50: Legado 2 (dia 24)

DC Comics (Panini Brasil) [importação] [sinopses aqui]
– Batman (Os Novos 52) 12
– Lanterna Verde (Os Novos 52) 12
– Liga da Justiça (Os Novos 52) 12
– A Sombra do Batman (Os Novos 52) 12
– Superman (Os Novos 52) 12
– Universo DC (Os Novos 52) 12

Disney (Goody) [capas aqui]
– Carros 45 (brinde: carrinho Sgt. Highgear) [antevisão aqui]
– Disney Big 3 (antevisão aqui)
– Disney Comix 62 (dia 5) [antevisão aqui]
– Disney Comix 63 (dia 12) [antevisão aqui]
– Disney Comix 64 (dia 19) [antevisão aqui]
– Disney Comix 65 (dia 26) [antevisão aqui]
– Hiper Disney 15 (dia 21) [antevisão aqui]
– Minnie & Friends 3 (dia 6) [antevisão aqui]
(nota: 7.ª caixa arquivadora Disney Comix: #25-28)

Disney (Zero a Oito)
– Disney Junior 8 (brinde: tiara ou espada) [cf. aqui]
– Phineas e Ferb 6 (brinde: mini-skate) [antevisão aqui]

Marvel (Panini España – edição PT) (capas aqui)
– Homem Aranha Superior 0 (antevisão aqui)
– Homem Aranha Superior 1 (dia 26) (antevisão aqui)
– Os Vingadores 1 (dia 5) (antevisão aqui)
– X-Men 1 (dia 12) (antevisão aqui)

Marvel (Panini Brasil) [importação] (sinopses aqui)
– Homem-Aranha 138
– Universo Marvel 36
– Os Vingadores 113
– Wolverine 102
– X-Men 138

Mauricio de Sousa (Panini Brasil) [importação] [capas aqui]
– Almanaque da Magali 40
– Almanaque do Chico Bento 40
– Almanaque Papa-Capim e Turma da Mata 7
– Almanaque Turma da Tina 14
– Cascão 80
– Cebolinha 80
– Chico Bento 80
– Clássicos do Cinema 39: ETês na Roça
– Magali 80
– Magali Jovem
– Mônica 80
– Mónica y su Pandilla 28 (capa aqui)
– Mónica y su Pandilla 29
– Neymar, Jr. 5
– Ronaldinho Gaúcho 80
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 71: Machado de Assis
– Turma da Mônica 80
– Turma da Mônica Jovem 62
(nota: Pelezinho para Colorir 2 não contém BD)

Rainbow (Zero a Oito)
– Winx Club 102 (brinde: colar) [cf. aqui]

Samsung (Visão)
– O Caso Doca 21 – Ricardo Cabral (dia 6) [vídeo aqui]

Sony (Panini España – edição PT)
– Invizimals 7 (sinopse aqui)

Das edições nacionais periódicas disponibilizadas nas bancas, não inseridas em iniciativas autolimitadas, surgiu um novo projeto da Panini España – a publicação mensal em português europeu de 3 revistas e 1 trade paperback Marvel. Qual fénix renascida, a mesma editora dá continuação à revista Invizimals, há muitos meses ausente das bancas nacionais – apesar de não ser uma revista de banda desenhada, desde o seu primeiro número é publicada uma BD espanhola (historieta) em continuação, com direito a 8 páginas em cada capítulo. Deste modo, às revistas nacionais periódicas de BD infantil licenciada pela Disney (via Goody ou Zero a Oito) ou pela Rainbow (a revista Winx publicada pela Zero a Oito), junta-se então a revista infantil licenciada pela Sony e as revistas juvenis licenciadas pela Marvel (ambas via Panini España). Após a sua ausência em novembro e janeiro, a revista Phineas e Ferb surgiu nas bancas em fevereiro e a Disney Junior #8 tornou a conter BD no seu interior. Por outro lado, as revistas Carros #45 e Disney Big #3, inicialmente previstas para serem distribuídas no final de janeiro, foram publicadas no início de fevereiro. Pelo contrário, as revistas Carros #46 e Disney Especial #6 foram adiadas para março. O número de revistas nacionais periódicas aumentou de 10 para 16, contendo material de origem italiana (9 publicações), norte-americana (6 publicações) e espanhola (1 publicação).

Os 5 títulos periódicos nacionais autolimitados resultam de um projeto publicado com um jornal (Astérix à Volta do Mundo) [1 publicação] ou em nome próprio (Comics Star Wars) [4 publicações]. A BD  franco-belga e os comics norte-americanos da Dark Horse são deste modo publicados no nosso país, através destes projetos. Registe-se que, após o final de Astérix à Volta do Mundo, seguiram-se as primeiras semanas sem nenhuma série de banda desenhada a ser distribuída com periódicos, algo que não se verificava há mais de um ano.

Foram diversas as irregularidades com as revistas importadas do Brasil distribuídas em fevereiro. As revistas Bonelli planeadas para serem distribuídas no final do mês (e inicialmente em janeiro) foram adiadas para março. Quanto às revistas Mauricio de Sousa, se a revista do mês anterior Mónica y su Pandilla 28 foi localizada na capital do país, a revista Melhores Histórias do Pelezinho 5 do mês anterior não foi distribuída, conforme confirmou a distribuidora portuguesa Urbanos e a editora Panini España. Aparentemente (e a confirmar no futuro próximo), foram 4 as revistas Mauricio de Sousa adiadas para março, nomeadamente o Monica’s Gang 29 e os especiais Horácio e os seus amigos dinossaurosMSP 50: Mauricio de Sousa por 50 Artistas e Saiba Mais! com a Turma da Mônica: Datas Comemorativas. 

Das 34 revistas  importadas do Brasil distribuídas em fevereiro,o monopólio de títulos brasileiros importados pertenceu novamente à Panini Brasil, sob licença da Maurício de Sousa Editora (18 revistas), DC Comics (6 revistas) e Marvel Comics (5 revistas). Da editora Mythos, foram distribuídas 5 revistas Bonelli.

A BD portuguesa regressou às bancas com O Caso Doca 21 de Ricardo Cabral, distribuída gratuitamente com a revista Visão.

Deste modo, o número de livros e revistas nas bancas – exceto redistribuições – diminui para 56 publicações. Nos quiosques, o público-alvo privilegiado continua a ser o infantil e, em menor grau, ao público juvenil. O público adulto é o menos contemplado na oferta.

A nível da origem da BD, este mês a maioria é norte-americana (21 publicações), seguida da BD brasileira (18 publicações), italiana (14 publicações), portuguesa (1 publicação), espanhola (1 publicação) e  franco-belga (1 publicação). O manga manteve-se novamente ausente nos quiosques.

Se a Maurício de Sousa Editora tem o exclusivo da BD brasileira (18 publicações), a italiana tem origem no ramo Disney da Panini Itália (8 publicações), na Bonelli Comics (5 publicações)  e na Rainbow (1 publicação). Quanto à BD norte-americana, reparte-se por DC Comics (6 publicações), Marvel Comics (9 publicações), Dark Horse (4 publicações) e Disney (2 publicações).

NOVIDADES EDITORIAIS

Após o paupérrimo mês de janeiro, sem novidades editoriais no que toca à BD, com excepção de WC de Mariette Tosel da MMMNNNRRRG, cujo registo gráfico muitos discutirão se é ou não BD,  em fevereiro registaram-se variadas propostas.

Arcádia
– Eusébio: Pantera Negra – Eugénio Silva (reedição) [antevisão aqui]

Arte Plural
– Big Nate: O que é que podia correr mal? – Lincoln Peirce (antevisão aqui)

Booksmile
– O Filme Lego: Aliados Poderosos (antevisão aqui)
– O Filme Lego: O Livro Oficial do Filme (antevisão aqui)

Chili Com Carne
– QCDA – Zé Burnay, Rudolfo, Afonso Ferreira, André Pereira (antevisão aqui)

Gailivro
– As Aventuras de Zé Leitão e Maria Cavalinho 7: O Capitão Barrigudo Castanho – Pedro Leitão (antevisão aqui)

ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
– Psicopatos – Miguel Montenegro (dia 6) [antevisão aqui]

Kingpin
– HAWK – André Oliveira e Osvaldo Medina (dia 14) [antevisão aqui]

O álbum coletivo QDCA da Chili Com Carne foi finalmente publicado após ter sido adiado duas vezes. Pelo contrário, foram novamente adiados os dois mangas da Devir. Refira-se que os dois mangas em causa (Death Note 8 e Naruto 3) estavam inicialmente previstos, em conjunto com outros dois, para serem lançados no último trimestre do ano passado.

Das 8 propostas editoriais, 2 não são livros de banda desenhada, apenas a contendo em algumas páginas do seu interior – referimo-nos aos livros baseados em O Filme Lego. Por outro lado, a proposta da Arcádia não é material original mas sim reedição de uma BD publicada há 24 anos. Dos 6 livros de BD, saliente-se que 5 são de origem portuguesa e 1 de origem norte-americana, invertendo-se deste modo nas livrarias a quase ausência de BD portuguesa nas bancas.

IMPORTAÇÕES LIMITADAS NOS QUIOSQUES

Como tenho vindo a referir, esta é uma checklist de difícil elaboração pois tem como metodologia a observação realizada em diferentes quiosques, estando frequentemente disponíveis poucos exemplares por ponto de venda selecionado, podendo os mesmos ser adquiridos previamente às minhas visitas. Nesse sentido, fomenta-se a participação dos leitores que queiram completar a listagem sempre que tenham vislumbrado uma publicação em falta na checklist.

De Espanha
– Reportero Doc 213 (Bayard)

De EUA
– Sonic the Hedgehog 255 (Archie Comics)
– Sonic the Hedgehog Super Special 9 (Archie Comics)

De França
– Casemate 68
– L’ Écho des Savanes 324
– Lanfeust Mag 172
– L’Immanquable 38
– Psikopat 261

A dBD #81 viu também a sua distribuição adiada para março.

FANZINES

Dos fanzines nacionais que tive conhecimento serem publicados em fevereiro, eis a listagem:

Fandaventuras Especial
– 13 – Rob the Rover: A Saga do Submarplano – Volume Terceiro – Walter Booth (antevisão aqui)
– Fandwestern: Série Matt Marriott #21: O Pequeno Homem de Negro – Jim Edgar & Tony Weare

The Lisbon Studio
– TLS WebMag 5 (online) (antevisão aqui)

Após em dezembro se ter verificado o lançamento de 7 fanzines (5 dos quais gratuitamente online) e em janeiro 2, em fevereiro o número de fanzines é de 3. Dois deles foram publicados em formato físico, sendo o outro em formato digital.

Por fim, agradece-se a todos os faneditores e demais bedéfilos interessados que colaborem na construção da área dedicada aos fanzines na checklist mensal, informando dos vários lançamentos que ocorrem mensalmente.

No total, fevereiro possibilitou tomarmos contacto com 76 (por oposição às 83 do mês anterior) publicações de ou sobre BD, entre edições nacionais e importadas, de géneros bastante distintos. Esta grande diminuição ocorreu de forma muito acentuada na ausência de novidades em livraria, nos fanzines e em menor grau na oferta em quiosque nacional e importada.

CHECKLISTS ANTERIORES
Janeiro 2014
– Dezembro 2013
– Novembro 2013
– Outubro 2013
– Setembro 2013
– Agosto 2013