No dia 6 de março, estreou nas salas nacionais o filme Academia de Vampiros (Vampire Academy) de Mark Waters.

Este filme baseia-se no livro homónimo da autoria de Richelle Meade. Este tomo é o primeiro de uma série de 6 livros, cujos primeiros 4 foram publicados em Portugal pela Contraponto (Bertrand). A série originou um spin-off, denominado Bloodlines, do qual já foram publicados 4 volumes nos EUA.

A razão de noticiarmos aqui a estreia do filme, prende-se com o facto da Razorbill, uma chancela editorial da Penguin Young Readers Group, estar a editar as adaptações dos livros à BD. Até ao momento, foram publicadas 3 graphic novels, a saber:
– Vampire Academy (2011);
– Frostbite (2012);
– Shadow Kiss (2013).
As BD têm argumento de Leigh Dragoon e ilustrações de Emma Vieceli.

Eis a sinopse do filme:
Rose, uma rebelde guardiã em treino e a sua melhor amiga, Lissa – uma princesa de uma família real de vampiros – decidem fugir mas são capturadas e acabam por regressar à Academia de St. Vladamir, local onde elas acreditam que as suas vidas correm maior perigo. Empurrada de volta para os perigos da sociedade Moroi e para a academia, Lissa luta para recuperar o seu status enquanto Rose treina com o seu mentor e apaixonado, Dimitri, para garantir o lugar como guardiã de Lissa. Rose vai sacrificar tudo para proteger Lissa dos que pretendem controlá-la dentro da academia e dos Strigoi (imortais, vampiros impiedosos) que caçam Moroi fora do santuário. Realização: Mark Waters. Com Cameron Monaghan, Gabriel Byrne, Joely Richardson, Olga Kurylenko, Sami Gayle, Sarah Hyland, Zoey Deutch.

Eis o trailer: