Se o número 3 de Minnie & Friends continha uma história do mestre Cavazzano sugerida por mim à Goody para ser publicada nessa revista, o número 4 contém também outra escolha minha. Refiro-me à segunda história da subsérie italiana Minni e i racconti del boscaiolo, da autoria de Rodolfo Cimino. Tendo a terceira e última história sido publicada em Minnie & Friends #2 (Soldino e Soldina e a Canção de Outono), prontamente contactei a editora no sentido de se publicarem as duas histórias anteriores.

A Goody tem tido um cuidado extra na revisão das suas revistas Disney, de modo a menorizar alguns problemas apontados pelos leitores, como a cada vez mais rara referência a nomes de personagens e lugares pela designação italiana ao invés da portuguesa. No entanto, a subsérie supramencionada acabou por estar um pouco descaracterizada no nosso país ao não ser dada continuidade à tradução do seu título. Em italiano, boscaiolo significa lenhador ou madeireiro mas também guarda-florestal. Aquando da publicação da história de Soldino e Soldina e a Canção de OutonoMinni e i racconti del boscaiolo foi traduzida como Minnie e os Contos do Lenhador. Dois meses depois, aquando da publicação de Jim, o Cavaleiro, Lúcia e Tom, o Artilheiro, a subsérie é designada Minnie e as Histórias do Guarda-Florestal, alterando não só a tradução de boscaiolo como de racconti. De qualquer modo, sublinhe-se que se trata da mesma subsérie, cujo primeiro capítulo ainda não foi publicado pela Goody e se designa em italiano La biondina e la rivincita dei merli gialli (tradução livre: A loira e a vingança dos melros amarelos).

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Eis a sinopse da editora:
Este mês de março vai ser um mês em cheio para a Minnie e os seus amigos! É o mês do começo da primavera e podemos dizer que, tal como na estação, também haverá muita cor e mudança nesta revista! Uma verdadeira montanha-russa emocional!!! Começando pelo mistério, passando pelas histórias mais apaixonantes e acabando em assuntos de raparigas, esta é definitivamente uma edição completa! Para abrir temos Minnie e o Roubo Glaciar, onde a vossa amiga preferida vai ter que resolver um caso muito estranho e… friorento! Agasalhem-se e preparem-se para jogar hóquei no gelo, nesta história dinâmica de Giorgio Martignoni e de Marco Mazzarello. Outra das histórias em destaque é um dos épicos mais amorosos que já tivemos o prazer de ler! É uma história comprida com um título comprido: Minnie e as histórias do guarda-florestal: Jim, o cavaleiro, Lúcia e Tom, o artilheiro. Aqui, a escrita e a arte ficam a cargo de Rodolfo Cimino e Giuseppe Zironi. Para acabar em grande, contem com a companhia da Margarida para vos explicar, afinal, toda a complexidade feminina em Margarida – Nós, Mulheres…, com texto de Bruno Concina e desenhos de Maurizio Amendola.

Quanto à análise da evolução da tiragem (que poderá ler aqui), esta mantém-se idêntica ao número anterior (10000 exemplares), mantendo a posição da revista Disney com menor tiragem no nosso país.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.