As Teenage Mutant Ninja Turtles, frequentemente conhecidas pela sigla TMNT e, em Portugal, pela designação simplificada de Tartarugas Ninja, tiveram a sua origem na banda desenhada pelas mãos de Kevin Eastman e Peter Laird, em 1984. Publicada pela editora independente Mirage Studios, fundada pelos dois autores, a série viria a se tornar um fenómeno de culto.

A série acabou por se tornar  numa franchise com direito a 4 séries televisivas, 4 filmes no cinema, 41 videojogos, múltiplos brinquedos e inclusivamente uma digressão de concertos e apresentação das personagens no parque temático norte-americano da Disney-MGM Studios. A própria série de banda desenhada foi reformulada quando, graças à popularidade das personagens, se tornou mainstream, tendo sido publicada até 2008 pela própria Mirage (primeiras duas séries e quarta série) e a Image (terceira série). Entre 1988 e 1995 teve também direito ao spin-off Teenage Mutant Ninja Turtles Adventures, publicado pela Archie Comics. Foi ainda publicada uma tira de BD entre 1990 e 1997, 4 séries de manga e um comic book da Dreamwave que adaptou a série televisiva de 2003.

Em 2009, o canal por cabo Nickelodeon, pertencente à Viacom, adquiriu os direitos das TMNT à Mirage Studios. Apesar do acordo permitir à Mirage publicar 18 BD por ano, tal nunca se concretizou. Pelo contrário, a BD tem vindo a ser publicada pela IDW desde 2011, que reimaginou a série com a colaboração entre Eastman (argumento e layouts) e Tom Waltz (argumentos) e Dan Duncan (arte).

A IDW também se encontra a publicar uma BD mensal baseada na última série de desenhos animados, Teenage Mutant Ninja Turtles: New Animated Adventures. Os números Free Comic Book Day 2013 e #1 foram publicados em Portugal pela Everest, em conjunto com mais 5 livros dedicados à série televisiva (2 de ficção, 2 de atividades e 1 jogo).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Teenage Mutant Ninja Turtles BD1
(Teenage Mutant Ninja Turtles: New Animated Adventures Free Comic Book Day 2013; maio 2013)
Argumento: Erik Burnham
Desenho: Darío Brizuela

Teenage Mutant Ninja Turtles BD2
(Teenage Mutant Ninja Turtles: New Animated Adventures #1; julho 2013)
Argumento: Erik Burnham
Desenho: Darío Brizuela

Eis a sinopse da editora:
As aventuras das Tartarugas Ninja dão o salto do pequeno ecrã para as páginas destas BD! Cheias de ação, emoção e risos, estas BD são perfeitas para todas as idades e admiradores da série de televisão.

nota: as imagens exclusivas foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.