No dia 27 de março de 2014, estreia nas salas de cinema nacionais Capitão América: O Soldado do Inverno, o segundo filme dedicado ao Cap do Universo Marvel Cinematográfico (ou terceiro, se considerarmos Os Vingadores).

É o terceiro filme com a presença da Viúva Negra (aparições anteriores em Homem de Ferro 2 e Os Vingadores), o segundo com Bucky (aparição anterior em Capitão América: O Primeiro Vingador) e o primeiro onde são introduzidos dois velhos personagens da Marvel neste Universo Cinematográfico – Falcão e Sharon Carter/Agente 13.

O filme baseia-se no personagem Soldado do Inverno, criado por Ed Brubaker e Steve Epting, o qual surgiu no 5.º volume da revista norte-americana Captain America #1 e não mais abandonou o Universo Marvel, com esta ou outra identidade pública. Sem querermos fazer revelações (leia-se, spoilers), podemos afirmar que o personagem viria a ter  inclusivamente uma revista em nome próprio entre 2012 e 2013, a qual durou 19 números, com argumento de Ed Brubaker e arte de Butch Guice, Michael Lark e Nic Klein. Recentemente, os portugueses puderam ler os primeiros 14 números de Winter Soldier nas revistas brasileiras importadas Avante, Vingadores! #58 , em setembro de 2013, e #59, em novembro do ano passado.

Eis o trailer:

Eis a sinopse do filme:
Depois dos acontecimentos cataclísmicos em Nova Iorque com Os Vingadores, Steve Rogers, também conhecido como Capitão América, vive tranquilamente em Washington, D.C. e tentar-se ajustar ao mundo moderno. Mas quando um colega da S.H.I.E.L.D. está sob ataque, Steve vê-se envolvido numa teia de intrigas que ameaçam colocar o mundo em risco. Unindo forças com a Viúva Negra, o Capitão América luta para desmascarar uma conspiração cada vez maior, ao mesmo tempo que combate assassinos profissionais enviados para o silenciar a cada passo. Quando toda a trama dos vilões é revelada, o Capitão América e a Viúva Negra recorrem à ajuda de um novo aliado, o Falcão. No entanto, depressa se deparam contra um inimigo inesperado e formidável – o Soldado do Inverno. Realização: Anthony Russo, Joe Russo. Com Chris Evans, Cobie Smulders, Robert Redford, Samuel L. Jackson, Scarlett Johansson, Stan Lee.