Carol e Pat McGreal são um casal de argumentistas de banda desenhada que têm escrito histórias Disney para a dinamarquesa Egmont desde os anos 90 do século passado. Muitas das suas histórias foram publicadas pela Edimpresa, com destaque para as ilustradas pelo virtuoso Vicar (o chileno entretanto falecido Victor Arriagada Ríos).

Quanto a Pat McGregor, também chegou a colaborar com a Marvel e a DC, sendo talvez o seu trabalho mais conhecido a minissérie Chiaroscuro dedicada a Leonardo da Vinci, publicada pelo selo Vertigo entre 1995 e 1996 e compilada finalmente em álbum 10 anos mais tarde.

Dada a política Goody em publicar somente histórias italianas, o leitor poderá estranhar a presença do casal McGregor na revista Disney Comix 69. Na verdade, entre 2009 e 2012 foram produzidas 37 histórias italianas com o código I/D, ou seja Itália/Dinamarca, em que a colaboração entre autores contratados pelas editoras dos dois países foi por vezes (mas nem sempre) uma realidade (além do casal McGregor, colaboraram, por exemplo, o britânico Paul Halas, o dinamarquês Flemming Andersen e Mark e Laura Shaw).

A história dos McGregor é desenhada por Giorgio Cavazzano, tendo direito a figurar na capa ilustrada pelo próprio Cavazzano.

Relembra-se ainda que nesta revista prossegue a história em 4 partes Mickey e a Deriva U-Crónica da subsérie italiana Máquina do Tempo. Com argumento de Alessandro Sisti, após a arte de Giorgio Cavazzano na parte 1 e Giuseppe Dalla Santa na parte 2, cabe a Marco Gervasio a arte da parte 3.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Eis a sinopse da editora:
Chegou mais uma edição da tua BD preferida e esta é… Espacial! Muito espacial, aliás! Isto porque o Tio Patinhas decide dedicar-se às viagens lunares, tudo em nome do progresso… financeiro!!! Será que o tio mais avarento de sempre conseguirá encher os seus bolsos com esta novidade estelar? Com certeza que sim! Afinal, tem como clientes dez “ricas” pessoas… É a história Tio Patinhas e os dez pequenos milionários!!! Não percas!!! Mas nem só de patos se fazem as histórias de banda desenhada da Disney, também temos muita ação com o rato mais famoso do mundo: o Mickey, claro!!! Desta feita, para não chegar atrasado a um encontro com a sua Minnie, o nosso herói vai aceitar as sugestões do Indiana Pateta para atalhar o caminho até à sua amada! Será que o aventureiro o poderá ajudar?! Isso é o que poderás descobrir em Mickey e o atalho de alto risco!

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.