Disney BiG 4: 6 mestres Disney +1

Disney BiG 4: 6 mestres Disney +1

A Disney BiG #4, inicialmente programada para o dia 2 de maio, chegou às bancas no dia 30 de abril. Esta quarta edição, a qual reproduz o #31 da revista homónima italiana, contém 8 histórias de mestres da Disney italiana, nomeadamente Giorgio Cavazzano, Massimo de Vita, Romano Scarpa, Pier Lorenzo de Vita, Guido Martina e Rodolfo Cimino, bem como outros autores relevantes, como é o caso de Luciano Gatto, responsável pela arte de 3 bandas desenhadas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Das 21 histórias, a única divergência com o número italiano é uma das BD do capítulo dedicado aos “Segredos da Secretária”, sendo substituída uma história previamente publicada na Disney Comix #30 por uma história da temática Tio Patinhas vs. Patacôncio onde figura a Dona Cotinha. Pelo menos, 2 BD deste volume já tinham sido publicadas em revistas da Edimpresa, incluindo a desenhada por Cavazzano que, a certo momento, homenageia o Corto Maltese de Hugo Pratt.

Eis a sinopse da revista:
A maior revista de BD de Portugal está de volta!!! Com a Primavera voltaram as histórias clássicas e eternas, pelos melhores autores, com o Tio Patinhas a fazer de anfitrião! O pato mais avarento do mundo parece atraído pela magia das flores, mas nós sabemos que há algo que o atrai mais… O doce aroma do dinheiro!!! E é justamente ao velho da cartola que é dedicado o primeiro capítulo: Milionário à prova de ladrões! Aí, destacamos a história em que o Patinhas faz contas à vida, com o Donald a pagar a… conta! Falamos de Tio Patinhas e o ajuste de contas, de Guido Martina (texto) e Luciano Gatto (desenhos)! A seguir, contem com as luzes da ribalta, próprias das maiores produções de Hollywood, com o capítulo Luzes, câmara… ação! E qual poderia ser a maior estrela do mundo da BD Disney? O Mickey, claro! O rato mais famoso do mundo tem uma estrela na sua família, mas tu só saberás quem é, se leres a história Mickey e a estrela da família! Imperdível esta história escrita por Carlo Panaro e desenhada por Carlo Limido! O terceiro capítulo está cheio de segredos da confidente do Tio Patinhas, a sua secretária Dona Cotinha! Segredos da secretária começa, justamente, com uma história em que a Dona Cotinha mostra todo o seu empenho: Segredos da secretária – Dedicação total, de Paola Mulazzi e Alessandro Gottardo! E as tuas quartas-feiras nunca serão tão divertidas como no 4º(!) capítulo da Disney BIG! Falamos das Quartas-feiras patetas, claro!!! As quartas-feiras do Pateta – Pirata ao ataque contém toda a aventura e emoção de que precisas para animar o teu dia! Essa história tem texto de Rudy Salvagnini e desenhos de Lino Gorlero! Para terminar em beleza, convidámos os sobrinhos mais traquinas e irrequietos de Patópolis: o Huguinho, o Zezinho e o Luisinho! E que diversão que será, em H-Z-L… Quantos risos! Se és bom em matemática, certamente não terás dificuldades em perceber Donald e a equação Huguinho, Zezinho e Luisinho, com desenhos de Pier Lorenzo De Vita!!! Não percas estas e muitas, muitas, muuuuuuuitas outras histórias, nesta edição gigantesca, assinadas pelos génios intemporais da escrita e da ilustração!

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.

2 comentários em “Disney BiG 4: 6 mestres Disney +1

    1. Fabiano:
      Os números da Disney BiG portuguesa têm sido idênticos a números da Disney BiG italiana (mas sem correspondência numérica). Por vezes, existe uma ou outra história da revista italiana que, por já ter sido publicada pela Goody em Portugal, é substituída por outra, mas já também aconteceu repetirem. Como sempre, há números melhores do que outros. Quanto à presença de mestres Disney italianos, independentemente da qualidade das histórias em causa, este número está repleto.
      Abraço,
      Nuno

Deixa um comentário