Dias de um Futuro Esquecido surgiu nos EUA na revista X-Men #141 e The Uncanny X-Men #142. Trata-se da mesma série, a qual, a meio do arco, alterou oficialmente o seu título (apesar de ostentar nas capas a palavra Uncanny desde o #114). Esta história em duas partes teve como autores Chris Claremont e John Byrne, tendo sido publicada em janeiro e fevereiro de 1981. A história relatava-nos um futuro distópico onde os mutantes se encontravam mortos ou presos em campos de concentração. Uma Kate Pryde adulta consegue transferir a sua mente para uma jovem Kitty Pryde, acionando uma cascata de acontecimentos que têm como fim os X-Men prevenirem um momento fatal na história da humanidade, que despoleta a histeria antimutante.

Em Portugal, esta história chegaria pela primeira vez às bancas portuguesas no verão de 1986, através da importação das revistas brasileiras Superaventuras Marvel #45 e 46, editadas pela Abril. Seria reeditada na revista X-Men Especial #2, em 1990. Foi também disponibilizada em 2003 na antologia Clássicos da Banda Desenhada #13: X-Men, distribuída com o Correio da Manhã e coproduzida pela Panini e Devir.

Na primeira temporada da série de animação X-Men da Fox, os episódios 11 e 12, transmitidos originalmente em março de 1993, adaptaram Dias de um Futuro Esquecido, tendo sofrido as alterações necessárias de modo a adequar-se àquela série de animação. A diferença mais evidente é a figura de Bishop assumir o papel originalmente atribuído a Katherine Pryde, misturando, desta forma, a história original com uma outra que também tem lugar num futuro alternativo. No filme que estreia amanhã nas salas portuguesas, apesar das presenças quer de Bishop quer de Pryde, cabe a Wolverine o papel mais importante no que toca às viagens no tempo.

Eis o trailer:

Eis a sinopse do filme:
O último grupo dos X-Men vai entrar numa guerra pela sobrevivência das espécies em dois períodos de tempo distintos, em “X-Men: Dias de Um Futuro Esquecido”. As tão amadas personagens da trilogia original do filme “X-Men” vão unir forças e enviar Wolverine ao passado para alterar um acontecimento histórico, que poderá ter um importante impacto em humanos e mutantes. A maior produção de sempre de X-Men, realizada por Bryan Singer, com um elenco incomparável. Realização: Bryan Singer. Com Anna Paquin, Ellen Page, Evan Peters, Halle Berry, Hugh Jackman, James McAvoy, Jennifer Lawrence, Michael Fassbender, Nicholas Hoult.