Em junho prossegue a publicação e distribuição nas bancas de Michel Vaillant, numa parceria entre a Asa e o jornal Público. Dos 4 álbuns, 1 é  inédito em Portugal e, com apenas uma exceção, os restantes tinham sido editados pela última vez há mais de 30 anos no nosso país. 

Eis as capas e sinopses de todos os volumes de junho. Clique nas capas para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

10. Os Cavaleiros de Königsfeld
(“Les Chevaliers de Königsfeld” – Michel Vaillant, n°12])
=dia 4=
Vai disputar-se o Grande Prémio da Alemanha e, um a um, todos os concorrentes se encontram no famoso circuito de Nürburgring. Steve Warson e Michel Vaillant, juntamente com a restante elite mundial dos pilotos de competição, estão hospedados no castelo de Königsfeld a convite de Herr Doktor Spangenberg, grande aficionado do automobilismo desportivo. Um dos pilotos, Olaf, desaparece durante a noite sem deixar qualquer rasto. Depois é a vez de Karel van Ham, que desaparece durante as voltas de treino deixando o seu carro vazio no meio do circuito…
Argumento: Jean Graton
Desenhos: Jean Graton
Publicado em 1973 pela Bertrand.

11. Rali em Portugal
(“5 filles dans la course” – Michel Vaillant, n°19)
=dia 11=
A equipa Vaillante aposta a fundo no Rali Internacional TAP, que se realiza em Portugal, e inscreve na prova três equipas mistas, de que fazem parte Michel Vaillant e Steve Warson. Numa primeira deslocação ao país os pilotos fazem o reconhecimento exaustivo das várias secções decisivas do rali, anotando cuidadosamente cada pormenor do traçado. Mas, para além das dificuldades próprias do rali, as tripulações vão ter de aguentar os destemperos e os maus modos de uma terrível americana, Betty, decidida a ganhar a corrida com uma atitude muito próxima da histeria.
Argumento: Jean Graton
Desenhos: Jean Graton
Publicado em Tintin (2.º Ano) #16 a #36 em 1969-70; publicado em 1981 pela Bertrand.

12. Em Memória de David
(“Pour David” – Michel Vaillant, n°67)
=dia 18=
Desponta o dia nas 24 Horas de Le Mans e Michel Vaillant acaba de bater o recorde do circuito. O seu Vaillante segue agora literalmente colado ao líder, o carro nº 13, de Bob Cramer. De repente, este faz um pião e Michel não consegue evitar um choque frontal com o adversário: dá-se um terrível acidente! Muito longe dali, em casa, nos arredores de Paris, a Sra. Vaillant acorda aos gritos, sobressaltada. O marido tenta acalmá-la e diz-lhe para tentar esquecer o pesadelo. Mas… terá sido apenas um pesadelo? Ou terá sido uma premonição?
Argumento: Phillipe Graton
Desenhos: Studio Graton
Publicado em 2006 pela AutoSport.

13. Uma Aventura na China
(“China moon” – Michel Vaillant, n°68)
=dia 25=
Pela primeira vez na História, a China vai organizar um Grande Prémio. A prova terá lugar em Xangai e Michel Vaillant prepara-se para participar. O seu irmão Jean-Pierre, por seu turno, decide aproveitar a ocasião para apresentar o modelo Vaillante que pode salvar a China do flagelo da poluição: o XING-QIU, o primeiro carro movido a hidrogénio. Michel deverá apresentar o inovador modelo frente às câmaras de todo o mundo logo após o Grande Prémio. Mas, na véspera da competição, o protótipo é roubado…
Argumento: Philippe Graton, Luc Besson e Gilles Malençon
Desenhos: Studio Graton
Inédito em Portugal.

Registe-se ainda que o primeiro volume Em Nome do Filho de Philippe Graton, Denis Lapière, Benjamin Benéteau e Marc Bourgne (“Au nom du fils” – Michel Vaillant, nouvelle saison, Tome 1) teve direito a edição em capa dura pela Asa e já se encontra disponível nas livrarias.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.