Este mês apenas uma das 5 revistas Marvel da Panini Brasil contém material totalmente inédito em Portugal. Das restantes, parte ou todo o material já foi publicado recentemente nas revistas portuguesas produzidas pela Panini España.

Segundo se apurou, a posição oficial da Panini España tem como estratégia não alterar os títulos importados da Marvel Now (Nova Marvel no Brasil), tendo como base ainda não existir evidência da sustentabilidade económica das revistas portuguesas, dado apenas se ter passado um semestre desde o seu lançamento. Preferem manter os mesmos títulos nas bancas ao invés de substituir os repetidos por outros. E, avançamos nós, a substituição não era nada difícil: Avante, Vingadores (cuja série anterior era importada mas que a presente não é) ao invés de Vingadores, X-Men Extra ao invés de X-Men e A Teia do Homem-Aranha Superior ao invés do Homem-Aranha Superior. Ou, caso não se pretendesse estas substituições mais óbvias, optar pelas revistas Homem de Ferro & Thor ou Capitão América & Gavião Arqueiro, apenas para citar algumas.

No entanto, a atual política editorial assenta na premissa de que os leitores portugueses que optarem por comprar apenas as revistas brasileiras, terão assegurada a continuidade, caso as revistas portuguesas sejam canceladas. Na situação de cancelamento das revistas portuguesas, os que optaram por estas poderão vir a conseguir regressar às tramas, passando a comprar as revistas brasileiras, devido ao desfasamento existente de alguns meses entre as versões.

Dada esta justificação ser causadora de espanto e parecer ilógica a quem está a tentar implementar um produto novo no mercado, existem rumores de que não terá sido esta a verdadeira razão, mas a origem da situação não é nesta altura relevante. A verdade é que, ao existirem títulos idênticos de revistas portuguesas e brasileiras nas bancas, com capas semelhantes e conteúdos similares, está gerada a confusão entre os leitores e, mais ainda, a quem as vende e desconhece os produtos ao pormenor.

Desafiei o Pedro Cleto a lançar uma sondagem sobre as intenções de compra dos leitores. O resultado foi este:
e poderão ler a análise completa dos resultados pelo Pedro Cleto aqui.Dos 112 votantes que compram BD Marvel, apenas 5 afirmam que, além das portuguesas, vão também comprar as brasileiras com material totalmente repetido. São também 5 os que indicam que compram as revistas brasileiras que tenham pelo menos uma história inédita em Portugal. E igualmente 5 os que dizem que compram revistas brasileiras que tenham mais do que uma história inédita. Estes valores têm ainda um peso maior se nos lembrarmos que as revistas portuguesas são mais caras (devido a uma melhor qualidade de papel e uma menor tiragem). Segundo esta sondagem, a estratégia da Panini não faz nenhum sentido, pois a maioria dos leitores irá apenas comprar as revistas portuguesas e apenas uma minoria comprará também as brasileiras, independentemente do seu conteúdo.

Poderão dizer que 112 é um número de votantes relativamente baixo. Não o é. Analisem-se as tiragens distribuídas este mês em Portugal:
– Wolverine: 420 exemplares
– Homem-Aranha: 480 exemplares
– Os Vingadores: 600 exemplares
– X-Men: 600 exemplares
– Universo Marvel: 700 exemplares
Os 112 votantes correspondem a 16-27% dos potenciais leitores (e basta ser vendido, por exemplo, 50% desses exemplares para a proporção duplicar).

Independentemente destes dados, vamos então guiar os leitores portugueses das revistas de BD Marvel brasileiras deste mês, indicando quais têm ou não material inédito.

HOMEM-ARANHA 143
(Amazing Spider-Man 699-700)
Com apenas algumas horas de vida, Otto Octavius conseguiu realizar seu plano derradeiro e trocou de corpo com seu maior inimigo: o Homem-Aranha! Agora, correndo contra o tempo, Peter Parker tem que descobrir uma forma de voltar para o seu corpo antes de morrer como o Doutor Octopus!
É o último número desta série. Já foi publicado há 5 meses em Portugal no TPB Homem-Aranha Superior #0: Último Desejo. Contém uma pequena história inédita em Portugal: a segunda BD do #700, na qual, num futuro alternativo de um universo paralelo, um idoso conta a história de sua vida de super-herói.

UNIVERSO MARVEL (3.ª série) 1
(Fantastic Four 1, FF 1, Guardians of the Galaxy 0.1, Nova 1, The Indestructible Hulk 1, Thunderbolts 1)
Maria Hill convida Bruce Banner, o Indestrutível Hulk, para trabalhar na SHIELD! A convite do Hulk Vermelho, alguns dos personagens mais sanguinários da Marvel se unem para formar a nova equipe dos Thunderbolts! Os heróis cósmicos invadem a Universo Marvel, com duas sensacionais estreias: Nova e Guardiões da Galáxia! E ainda: Quarteto Fantástico e Fundação Futuro!
Apenas a história dos Guardiões da Galáxia já foi publicada em Portugal há 2 meses no TPB Guardiões da Galáxia: Vingadores Cósmicos. As restantes 5 histórias são inéditas.

OS VINGADORES 2
(Avengers 3-4, New Avengers 2)
Teleportados por Eden Fesi, os Vingadores vão ao resgate de Thor e têm um violento confronto com Abismo, Ex Nihilo e Aleph! Novos Vingadores: para evitar que o planeta seja destruído, os Illuminati tomam uma decisão desesperada e reúnem novamente as Joias do Infinito!
Todas as BD já foram publicadas em Portugal nos últimos meses, nomeadamente nas revistas Os Vingadores #1 (fevereiro), #2 (março) e #3 (abril).

WOLVERINE 107
(Wolverine 1000, Wolverine 312 e 313, Wolverine : Switchback)
Depois de lutar contra a misteriosa Remus, Wolverine descobre ainda mais fatos surpreendentes sobre os planos do imortal Romulus, e como o projeto Arma X, Dentes-de-Sabre e outros elementos do seu passado estão ligados a essa conspiração secular. E ainda, histórias inéditas mostrando lados poucos conhecidos de Logan.
É o último número desta série. Todo o material é inédito em Portugal.

X-MEN (2.ª série) 1
(All New X-Men 1 e 2, Uncanny X-Men 1)
Prestes a morrer, o Fera acredita que a melhor solução para os mutantes é trazer para o presente os X-Men originais, vindos direto do passado. Ciclope, um dos X-Men originais, é o rosto público da nova revolução mutante. Ele e seus colegas de equipe reúnem novos homo superior tão rápido quanto estes surgem. Secretamente, Scott está lutando contra seus demônios internos. Há pouco tempo, ele foi possuído por uma entidade cósmica que o obrigou a fazer coisas das quais ele sempre se arrependerá.
Todas as BD já foram publicadas em Portugal nos últimos meses, nomeadamente nas revistas X-Men #1 (fevereiro) e #4 (maio).

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora, as quais se agradecem e ilustram o texto.