Finalmente, foi faneditada o primeiro volume da segunda parte da saga “O Gavião dos Mares” de Walter Booth. Conforme tínhamos referido em setembro do ano passado, os primeiros 6 números do fanzine Fandaventuras Especial editado por José Pires, dedicam-se à saga O Gavião dos Mares, publicada no Reino Unido durante 6 anos, maioritariamente recuperada a partir de exemplares originais do hebdomadário Puck da Amalgamated Press, pertencentes ao espólio de Américo Coelho, complementados pela tratamento digital de uma pequena percentagem de fotocópias dos números em falta, realizadas pela Biblioteca Britânica, a biblioteca nacional do Reino Unido, propositadamente para este fim. Deste modo, evitou-se utilizar como base as páginas de O Mosquito, por se acreditar atingir uma melhor qualidade através deste método.

Apesar das aventuras dos dois jovens naufragados no Mar das Caraíbas, resgatados pelo corsário britânico Sir Richard Gray, terem sido editados na publicação portuguesa supramencionada, um número superior a uma centena de páginas desta saga permaneciam inéditas no nosso país. A primeira parte da saga está coligida nos primeiros 3 números, intitulando-se Os Órfãos do Mar (antevisão aqui).

No entanto, a fanedição da restante saga não tinha sido continuada por estarem em falta uma meia-dúzia de pranchas a incluir no Fandaventuras Especial #4, as quais, apesar de terem sido solicitadas à Biblioteca Britânica, nunca tinham sido remetidas a José Pires. Para desbloquear esta situação, solicitei ao amigo Nuno Gil, a quem expresso publicamente o meu agradecimento, a digitalização das pranchas em falta na Biblioteca Britânica, em Londres. Não foi um processo simples, mas foi possível ser concluído no final do mês passado.

Esta segunda parte tem como pano de fundo a Guerra Civil Inglesa entre os partidários do Rei Carlos I da Inglaterra e o parlamento, liderado por Oliver Cromwell, no século XVII. Em breve, serão publicados os restantes dois volumes:
– Fandaventuras Especial #5: Segunda parte da saga “O Gavião dos Mares” – Pelo Rei! – Segundo Volume
– Fandaventuras Especial #6: Última parte da saga “O Gavião dos Mares” – O Cruzeiro do Sea Hawk

Esta série apresenta um formato generoso (30 x 21 cm) e papel de boa gramagem. Para os adquirir, os interessados devem contactar o faneditor via e-mail:

gussy[ponto]pires[arroba]sapo[ponto]pt. (substituir “[ponto]” por “.” e “[arroba]” por “@”).

<

p style=”text-align:center;”>nota: as imagens foram gentilmente cedidas pelo editor, as quais se agradecem.