Chega hoje às bancas o 8.º volume da coleção Universo Marvel da Levoir, distribuída em conjunto com o jornal Público. O cartonado desta semana compila as bandas desenhadas extraídas de Thor (vol. 3) #1-6, originalmente publicadas nos EUA entre setembro de 2007 e fevereiro de 2008.

Os leitores portugueses tiveram acesso pela primeira vez a esta banda desenhada em 2009, através da importação das revistas brasileiras da Panini Os Poderosos Vingadores #53-55 e #57-59. No Brasil, a Panini compilou também estas 6 BD num único volume em 2011 (bem como em 2013 a editora Salvat), com o título Marvel Deluxe: Thor – O Renascer dos Deuses, mas o mesmo não foi exportado para Portugal.

Relembra-se que esta 3.ª série de Thor teve apenas direito a 12 números, tendo a continuação desta saga (#7-12) chegado a Portugal através das revistas brasileiras Os Poderosos Vingadores #61-62, 66 e 70-71. Esta “segunda” parte nunca foi compilada no Brasil e não se encontra nos planos da Levoir editá-la na presente coleção. Findo o #12, a revista Thor foi revertida para a 1.ª série, mais propriamente com o #600 (publicado na revista brasileira Os Poderosos Vingadores #74) e a mesma equipa criativa, que terminaria o seu trabalho nos #601-603 (Os Poderosos Vingadores #76 e #79-80) e no conclusivo Thor Giant Size Finale (Os Poderosos Vingadores #81).

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Eis a sinopse da editora:
O Ragnarok, o Crepúsculo dos Deuses, veio e foi. O poderoso Thor sacrificou-se para garantir que o ciclo não se repetiria, e agora Asgard já não existe. Mas a saga dos deuses nórdicos não terminou, uma nova ameaça aparece no horizonte e Thor ainda terá um papel fundamental a desempenhar, razão pela qual é persuadido a regressar ao mundo dos vivos. Resta saber se esse mundo deseja esse regresso… Uma notável obra que assinala o regresso triunfal do Deus do Trovão pelas mãos do conceituado autor J. Michael Straczynski e do artista Olivier Coipel.