Curiosamente, as checklists mensais continuam a ser das entradas mais visitadas, consolidando o contínuo sucesso desta iniciativa na tentativa de responder às simples questões que nem sempre têm pronta resposta (não encontro à venda: ainda não saiu? já foi recolhida? a distribuição foi limitada a poucos pontos de venda?…). E, se a premissa é simples e o layout minimalista, a verdade é que obriga a atualizações diárias, no sentido da informação ser o mais correta possível.

Tal como nos meses de setembrooutubro, novembro e dezembro de 2013, bem como em janeiro fevereiro, marçoabrilmaiojunho e julho deste ano, apresenta-se a análise dos lançamentos de agosto. Relembro que uma porção das variações entre o número de publicações nos diferentes meses são artificiais, não correspondendo a um maior ou menor número de publicações dedicadas à banda desenhada, mas sim ao cumprimento ou não da calendarização que reflete o plano editorial. Como tem sido habitual, inicie-se a análise pela banda desenhada distribuídas nas bancas, fonte do maior número de publicações de BD.

QUIOSQUES

Bonelli Comics (Mythos) [importação] (sinopses aqui)
– J. Kendall – Aventuras de uma Criminóloga 107
– Tex 497
– Tex 498
– Tex Anual 14
– Tex Coleção 290
– Tex Edição de Ouro 69 (sinopse aqui)
– Tex Edição em Cores 16
– Tex Edição em Cores 17 (sinopse aqui)
– Zagor 151 (sinopse aqui)
– Zagor Extra 115
– Zagor Gigante 2

Bongo Comics (Goody)
– Simpsons 5 (antevisão aqui)

DC Comics (Panini Brasil) [importação] (sinopses aqui)
– Batman (Os Novos 52) 18
– Lanterna Verde (Os Novos 52) 18
– Liga da Justiça (Os Novos 52) 18
– A Sombra do Batman (Os Novos 52) 18
– Superman (Os Novos 52) 18
– Universo DC (Os Novos 52) 18

Disney (Goody) (capas aqui)
– Carros 52 (brinde: carrinho Funny Mate)
– Disney Comix 88 (dia 6) (antevisão aqui)
– Disney Comix 89 (dia 13) (antevisão aqui)
– Disney Comix 90 (dia 20) (antevisão aqui)
– Disney Comix 91 (dia 27) (antevisão aqui)
– Disney Especial 11: Super-Heróis (dia 29) (antevisão aqui)
– Hiper Disney 21 (dia 22) (antevisão aqui)
(nota1: 12.ª caixa arquivadora Disney Comix: #45-48)
(nota2: 6.ª caixa arquivadora Hiper Disney #12-13)

Disney (Zero a Oito)
– Disney Junior 14 (brinde: quadro mágico)
(nota: Disney Junior 13 não contém BD – brinde: pinça de caranguejo)

Marvel (Levoir/Público)
– Universo Marvel 5: Vingadores/Quarteto Fantástico – Invasão Secreta (dia 07) (antevisão aqui)
– Universo Marvel 6: Homem de Ferro – Demónios (dia 14) (antevisão aqui)
– Universo Marvel 7: Marvels (dia 21) (antevisão aqui)
– Universo Marvel 8: Thor – Renascido (dia 28) (antevisão aqui)

Marvel (Panini Brasil) [importação] (sinopses aqui e guia do leitor aqui)
– Homem-Aranha Superior (Nova Marvel) 1
– Universo Marvel (Nova Marvel) 2
– Os Vingadores (Nova Marvel) 3
– Wolverine (Nova Marvel) 1
– X-Men (Nova Marvel) 2

Marvel (Panini España – edição PT)
– Homem-Aranha Superior 7 (antevisão aqui)
– Os Vingadores 7 (antevisão aqui)
– X-Men 7 (antevisão aqui)

Mauricio de Sousa (Panini Brasil) [importação] (capas aqui)
– Almanaque da Magali 43
– Almanaque do Chico Bento 43
– Almanaque do Louco 7
– Almanaque Historinhas de uma Página 9
– Almanaque Papa Capim e Turma da Mata 9
– Almanaque Turma da Tina 15
– Cascão 86
– Cebolinha 86
– Clássicos do Cinema 42: King Kong
– Chico Bento 86
– Chico Bento Moço 5
– Magali 86
– Mônica 86
– Mónica y su Pandilla 35
– Monica’s Gang 35
– MSP + 50: MSP por Mais 50 Artistas (capa dura)
– MSP + 50: MSP por Mais 50 Artistas (capa mole)
– MSP Novos 50: MSP por Novos 50 Artistas (capa mole)
– Neymar, Jr. 11
– Ouro da Casa (capa dura)
– Pelezinho – Coleção Histórica 5
– Ronaldinho Gaúcho 86
– Saiba Mais! com a Turma da Mônica 77: Polo Norte e Polo Sul
– Turma da Mônica 86
– Turma da Mônica Jovem 68
(nota1: Pelezinho para Colorir 5 não contém BD)
(nota2: Pelezinho Atividades 3 não contém BD)

Rainbow (Zero a Oito)
– Winx Club 108 (brinde: caneta com 6 cores) (sinopse aqui)

Das edições nacionais periódicas disponibilizadas nas bancas não inseridas em iniciativas autolimitadas durante o mês de agosto, não se registaram grandes irregularidades. A revista Disney Junior #13 da Zero a Oito tinha visto a sua distribuição adiada para julho, mas apenas o #14 continha BD. No mês da silly season, a Panini Espanha não distribuiu as revistas Club Penguin e Invizimals (impedindo a ausência desta última a presença de BD espanhola nas revistas periódicas nacionais), nem a Goody a Real Life, sendo um mês em que a revista da Minnie também esteve ausente.  Todas estas razões contribuíram para que o número de revistas nacionais periódicas diminuísse das 22 registadas em julho para 13, contendo material de origem italiana (8 publicações) e norte-americana (5 publicações)

Os 4 títulos periódicos nacionais autolimitados foram exclusivos da coleção distribuída com o jornal Público Universo Marvel, editada pela Levoir.

A distribuição das revistas brasileiras Bonelli continua a apresentar diversas irregularidades. Após praticamente não ter existido distribuição em junho, em julho chegaram às bancas revistas provenientes de 2 remessas diferentes e em agosto de 3 remessas diferentes da Mythos Editora, não tendo sido distribuídos todos os títulos da primeira nem da segunda remessa e com algumas revistas a serem difíceis de localizar. O número total de importações brasileiras correspondeu a 47 revistas – 36 da Panini Brasil (25 Mauricio de Sousa, 6 DC e 5 Marvel) e 11 da Mythos . No que toca à Marvel, após a polémica importação de revistas brasileiras com as histórias idênticas às previamente lançadas em Portugal 3 a 5 meses antes, continua a geral alguma confusão entre leitores e retalhistas, devido aos títulos idênticos de revistas portuguesas e brasileiras nas bancas, com capas semelhantes e conteúdos similares (cf. Guia do Leitor Marvel Now). Por outro lado, a revista Universo Marvel (Nova Marvel) #2 continua com uma distribuição errática, não sendo distribuída em algumas cidades (ao contrário das restantes revistas Panini Brasil) e com um excesso de exemplares em outras.

O número de livros e revistas nas bancas diminuiu para 64  publicações (ao invés das 75 registadas em julho). Em agosto, nos quiosques, o público-alvo privilegiado tornou a ser o infantil e, em menor grau, o público juvenil. O público adulto é o menos contemplado na oferta.

A nível da origem da BD, em agosto a maioria foi brasileira (25 publicações), seguindo-se a norte-americana (20 publicações) e italiana (19 publicações). O manga, BD franco-belga e espanhola estiveram ausente dos quiosques, bem como a BD portuguesa.

Se a Mauricio de Sousa Editora tem o exclusivo da BD brasileira (25 publicações), a italiana tem origem na Bonelli Comics (11 publicações), no ramo Disney da Panini Itália (7 publicações) e na Rainbow (1 publicação). Quanto à BD norte-americana, reparte-se por Marvel Comics (12 publicações), DC Comics (6 publicações), Disney (1 publicação) e Bongo (1 publicação).

Registe-se ainda que em agosto do ano passado, o número de publicações nas bancas foi superior (78 publicações, não sendo contabilizadas as importações não-brasileiras). Para tal, contribuiu então a presença de séries entretanto canceladas (Phineas & Ferb), já terminadas (Comics Star Wars) ou cuja importação se deixou de efetuar (Avante, Vingadores!), a existência de várias coleções distribuídas com periódicos diferentes (As Aventuras Mais Divertidas da Mônica com o Jornal/Diário de Notícias e Marsupilami e Super-Heróis DC Comics com o Público) e a existência de iniciativas esporádicas (Aviões) ou de periodicidade superior à anual (As Odisseias de um Motard).

NOVIDADES EDITORIAIS

Após o ligeiro aumento do número de propostas no mercado livreiro em julho, em agosto regista-se um decréscimo.

Asa
Michel Vaillant: Voltagem (capa dura) – Philippe Graton, Denis Lapière, Benjamin Benéteau e Marc Bourgne

Polvo (Rui Brito, edições)
– O Amor Infinito que te tenho e outras histórias (3.ª edição) – Paulo Monteiro (com álbum de fotografias do autor)

Qual Albatroz
Butterfly Chronicles #3: Droidball – João Mascarenhas (online) (antevisão aqui)

Das 3 publicações, registe-se que as 2 em formato físico são novas edições de obras já publicadas no mercado nacional, sendo a obra lançada digitalmente a única inédita.

IMPORTAÇÕES LIMITADAS NOS QUIOSQUES

Como tenho vindo a referir, esta é uma checklist de difícil elaboração pois tem como metodologia a observação realizada em diferentes quiosques, estando frequentemente disponíveis poucos exemplares por ponto de venda selecionado, podendo os mesmos ser adquiridos previamente às minhas visitas. Nesse sentido, fomenta-se a participação dos leitores que queiram completar a listagem sempre que tenham vislumbrado uma publicação em falta na checklist.

De Espanha
– Reportero Doc 219 (Bayard)

De França
– L’ Écho des Savanes 328 (Mediamania)
– L’Immanquable 44 (DBD)
– Super Picsou Géant 183 (Hachette)

No mês de plena silly season, não se verificou a existência de publicações norte-americanas nos quiosques. Por outro lado, o facto da maioria das edições francesas ter publicado números duplos em julho para os meses de julho/agosto, também contribuiu para o número de importações não-brasileiras ter diminuído para 4 publicações.

FANZINES

Dos fanzines/fanálbuns nacionais que tive conhecimento serem publicados em agosto, eis a listagem:

Grupo Extractus / Olindomar Estúdio
– BDLP #4 – VA (sinopse aqui)

José Pires
– Fandaventuras Especial #4: Segunda parte da saga “O Gavião dos Mares” – Pelo Rei! – Primeiro Volume – Walter Booth (antevisão aqui)
– Fandaventuras Especial #5: Segunda parte da saga “O Gavião dos Mares” – Pelo Rei! – Segundo Volume – Walter Booth (antevisão aqui)

Massavage
– Ideia – João Carvalho (antevisão aqui)

Trata-se novamente de um mês com poucos lançamentos, tendo os 4 sido lançados em formato físico.

Por fim, agradece-se a todos os faneditores e demais bedéfilos interessados que colaborem na construção da área dedicada aos fanzines na checklist mensal, informando dos vários lançamentos que ocorrem mensalmente.

No total, agosto possibilitou tomarmos contacto com 75 publicações de ou sobre BD (por oposição às 101 do mês anterior), entre edições nacionais e importadas, de géneros bastante distintos.