LogicomixcJá se encontra nas livrarias a proposta de banda desenhada mais recente da Gradiva. Logicomix – Uma Busca Épica da Verdade tem argumento de Apostolos Doxiadis e Christos H. Papadimitriou, desenhos de Alecos Papadatos e cores de Annie Di Donna. Originalmente publicado na Grécia em 2008, tem vindo a ser publicado em dezenas de países nos anos subsequentes.

A obra proposta pelo matemático Doxiadis e o cientista computacional Papadimitriou centra-se na vida do filósofo Bertrand Russell, tendo tido um boa receção por parte dos leitores, críticos e mundo académico. A arte-final competiu a Dimitris Karatzaferis e Thodoris Paraskevas.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Eis a sinopse da editora:
Esta novela gráfica inovadora baseia-se na vida enquanto jovem do brilhante filósofo Bertrand Russell, e na sua busca apaixonada da verdade. Atormentado por segredos familiares e incapaz de saciar a sua curiosidade juvenil, Russell tornou-se obcecado por um objectivo prometaico: estabelecer o fundamento lógico de toda a matemática. Na sua incessante busca da verdade absoluta, Russell cruzou-se com pensadores lendários como Gottlob Frege, David Hilbert e Kurt Gödel, e encontrou um aluno apaixonado em Ludwig Wittgenstein. Mas o objectivo da sua busca definidora parecia estar sempre um pouco mais adiante. No amor e no ódio, na guerra e na paz, Russell continuou persistentemente a sua missão com uma teimosia que ameaçou pôr em perigo a sua carreira e a sua felicidade pessoal, levando-o finalmente ao limiar da loucura. Logicomix é, ao mesmo tempo, um romance histórico e uma introdução acessível, mas rigorosíssima,  a algumas das mais importantes ideias da matemática e da filosofia moderna. Com caracterizações ricas e uma ilustração expressiva que transporta o leitor para o ambiente da época, a obra transforma a busca destas ideias numa história apaixonante. Rigorosa e engenhosamente construído, este livro lança luz sobre as lutas internas de Russell, ao mesmo tempo que as coloca no contexto das perguntas intemporais a que o filósofo e matemático passou a vida a tentar responder. No seu âmago, Logicomix é uma história sobre o conflito existente entre uma racionalidade ideal e o imutável e imperfeito tecido do real.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.