E a disputada Angela chega aos Guardiões da Galáxia

E a disputada Angela chega aos Guardiões da Galáxia

gg2As voltas que o mundo dá. Nos anos 90 do século passado, somente os leitores de banda desenhada norte-americana mais desatentos não conheciam Angela, uma personagem que Neil Gaiman escreveu para o universo de Spawn de Todd McFarlane na Image (Spawn #9, abril de 1993). A personagem regressou àquela série, bem como a outros títulos da Image, tendo tido direito à sua própria minissérie. Mas não foi apenas na BD que Angela pôde ser apreciada. Surgiu também na série de desenhos animados da HBO dedicado ao Spawn no final dos anos 90 e no filme Spawn, realizado por Mark A.Z. Dippé em 1997. Já os Guardiões da Galáxia (com uma equipa radicalmente diferente da atual), apesar de terem tido a sua própria série no primeiro quinquénio dos anos 90, não gozaram de grande popularidade.

Com o advento do filme de 2014, os Guardiões da Galáxia são hoje conhecidos internacionalmente. Já Angela, é uma personagem pouco reconhecidas pelas novas gerações de leitores, quer graças à disputa pelos direitos autorais da mesma entre Gaiman e McFarlane, quer ao facto de já não ter direito a novas bandas desenhadas publicadas na Image desde dezembro de 2000.

A disputa legal dos direitos de Angela e mais dois personagens, Cogliostro e Medieval Spawn, durou uma década, sendo apenas público que a Gaiman foram atribuídos os direitos autorais de Angela. Ao invés de um trabalho mais autoral com a personagem, para surpresa de muitos leitores, Angela foi introduzida em pleno Universo Marvel no final da Saga de Ultron (inédita em Portugal). E, no presente volume, os leitores têm direito a verificar como esta personagem integrou os Guardiões da Galáxia, num argumento escrito por Bendis, com consultoria de Gaiman

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Ficha técnica:
Argumento: Brian Michael Bendis
Consultor: Neil Gaiman
Desenho: Sarah Pichelli, Olivier Coipel, Valerio Schiti, Francesco Francavilla
Arte-final: Mark Morales
Cores: Justin Ponsor, Francesco Francavilla

Eis a sinopse da editora:
O segundo volume das aventuras da mais divertida e louca equipa de aventureiros da galáxia anuncia também a chegada da mais feroz dos Anjos do Céu ao universo Marvel – em rota de colisão com os Guardiões! Gamora, uma das maiores guerreiras da galáxia, tem um segredo letal que pode destruir toda a equipa, e quando ela enfrentar Angela, o destino do universo está na balança! E neste volume, os caminhos dos Guardiões cruzam-se com os da saga “Infinito” e com os planos de Thanos para a Terra. Poderá o misterioso poder de Angela ajudar os Guardiões a derrotar o Titã Louco? Um volume que assinala o regresso de Neil Gaiman à Marvel como co-autor com Brian Michael Bendis, o argumentista desta série, com arte da nova estrela Sara Pichelli.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.

One thought on “E a disputada Angela chega aos Guardiões da Galáxia

Deixa um comentário