Atualmente no seu Ano XVIII, a revista de banda desenhada da Associação Juvemedia Juvebêdê chegou o mês passado ao seu 57.º número com uma fotorreportagem de Bruxelas, a “capital da Banda Desenhada”.

Para os que (ainda) não ouviram a 27.ª emissão do programa radiofónico Bandas, revelamos que do seu interior constam fotografias de personagens de BD (com um destaque dedicado a Tintin) espalhadas pelas ruas da capital belga, mapas temáticos para turistas, o Museu Hergé e do Centro Belga de Banda Desenhada. Neste último, destaca-se a exposição dedicada a Tintin, tendo ainda ficado registadas as exposições temporárias dedicadas à BD Suiça e a The Spirit de Will Eisner.

Eis a sinopse da editora:
Visitar Bruxelas pode considerar-se um sonho para qualquer fã da nona arte. Pode mesmo dizer-se que a capital belga é também a capital da banda desenhada. Este ano fizemos essa viagem, há muito nos nossos horizontes, com o intuito de visitar o tão falado Museu Hergé e também o Centro Belga de Banda Desenhada. Para além desses dois objectivos, se o tempo ajudasse (fomos no Inverno), faríamos os percursos pedestres que nos levariam ao encontro dos inúmeros murais pintados com as mais diversas personagens que encontramos nos livros. Assim aconteceu e embora não tenhamos conseguido ver tudo em três dias, conseguimos ver uma grande parte. Vamos mostrar tudo aqui, partilhando convosco as imagens e as sugestões que nos parecem aliciantes, para quem queira fazer uma viagem a Bruxelas, como a da equipa Juvebêdê. Esperemos que gostem e… Boa viagem!

nota: imagem gentilmente cedida pela editora.