E eis que os X-Men chegam a Portugal. Esta nova constituição do grupo de mutantes mais conhecido a nível mundial estreou nos EUA no #1 do quarto volume da série X-Men pelas mãos de Brian Wood e Olivier Coipel, em julho de 2013, integrado em Marvel NOW!

As aventuras desta nova versão do grupo encontravam-se inéditas em Portugal, ao contrário do Brasil. No entanto, a série brasileira onde são publicadas não é importada para Portugal – X-Men Extra.

O curioso da escolha dos elementos da equipa mutante da série norte-americana X-Men é que são todas X-women bem conhecidas – Ororo Monroe, Kitty Pryde, Anna Marie, Betsy Braddock, Rachel Grey e Jubilation Lee. Coipel desenhou o primeiro arco, constituído por 3 números, tendo sido seguido por David López, que já figura neste número.

A razão da estreia de X-Men na revista nacional que apenas publica as séries All New X-Men e Uncanny X-Men foi obrigatória, uma vez que as 3 equipas participam na saga Batalha do Átomo (bem como a quarta, Wolverine and the X-Men, a qual é importada para Portugal via a revista Wolverine brasileira).

Deste modo, as bandas desenhadas do 10.º número da revista X-Men, editada em Portugal pela Panini España, foram retiradas das revistas norte-americanas  All New X-Men #16 , X-Men (vol. 4) #5  e Uncanny X-Men (vol. 3) #12, originalmente publicadas em novembro de 2013. Correspondem às partes 2 a 4 (de 10) da saga Batalha do Átomo.

Clique nas imagens para as visionar em toda a sua extensão e dimensões mais generosas:

Ficha técnica completa (há incorreções na revista):
Argumento: Brian Michael Bendis, Brian Wood
Desenho: Stuart Immonen, David López, Chris Bachalo
Arte-final: Wade von Grawbadger, David López, Tim Townsend, Mark Irwin, Jaime Mendoza, Victor Olazaba, Al Vey
Cores: Marte Gracia, Laura Martin

Eis a sinopse da editora:
Foi tomada uma decisão irrevogável: os X-Men originais devem regressar, pois se ficarem no presente as consequências poderão ser devastadoras, mas a jovem Jean Grey tem outra opinião. E a sua decisão vai levar a novos confrontos mutantes nesta Batalha do Átomo.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.