Não que desse conta, mas novembro foi um mês com mais (re)leituras. Tive a felicidade de me banquetear com um vasto conjunto de (re)leitura estimulante e prazerosa, tendo também havido um maior conjunto de obras que por uma razão ou por outra não figuram nesta entrada. Espero que novembro também tenha sido generoso com os leitores, pois isso certamente providenciará muitas partilhas, indicando-me outros trilhos a seguir e mundos a explorar.
Deste modo, conforme tenho realizado desde maio (os interessados podem consultar também as entradas de junho, julho, agosto, setembro e outubro), eis uma pequena listagem das melhores LeR (Leituras e/ou Releituras) que realizei em novembro no que toca à banda desenhada e livros ilustrados. Relembro que se trata de uma rubrica paralela à secção com as sugestões de leitura.
Como referi anteriormente, sublinho que, se por um lado, as obras (re)lidas em novembro podem não ter tido data de lançamento naquele mês ou ano, por outro não realizei a leitura da totalidade das publicações lançadas no mês supramencionado.
Sob a forma de listagem, onde se pode descobrir mais sobre as obras em causa quando essa informação está disponível neste espaço:
– O Andar de Cima – Francisco Sousa Lobo (Chili Com Carne, 2014)
– Boring Europa – VA (Chili Com Carne, 2011)
– Safari Honeymoon – Jesse Jacobs (Koyama Press, 2014)
– Moonhead and the Music Machine – Andrew Rae (Nobrow, 2014)
– Feliz Aniversário, Minha Amada – Brão Barbosa (2013)
– Six-Gun Gorilla – Simon Spurrier & Jeff Stokely (Boom, 2013)
– Disney Especial #13: Natal – VA (Goody, 2014)
– Comic Transfer – Ricardo Cabral & Till Laßmann (Polvo, 2013)
– O Estrangeiro – Jacques Ferrandez (segundo Albert Camus) (Arcádia, 2014)
– Le Voyage Extraordinaire tome 1 – Denis-Pierre Filippi & Silvio Camboni (Vents d’Ouest, 2012)
– Le Voyage Extraordinaire tome 2 – Denis-Pierre Filippi & Silvio Camboni (Vents d’Ouest, 2013)
– Le Voyage Extraordinaire tome 3 – Denis-Pierre Filippi & Silvio Camboni (Vents d’Ouest, 2014)
– Muzinga #1 – André Diniz (2013)
– Rato Falho #1 – Rafael Corrêa (2010)
– The Cigar that Fell in Love with a Pipe – David Camus & Nick Abazis (SelfMadeHero, 2014)
– Minnie & Amigos #9 – VA (Goody, 2014)
– Armandinho Zero – Alexandre Beck (O Castor de Papel/4Estações, 2014)
– Armandinho Um – Alexandre Beck (O Castor de Papel/4Estações, 2014)
– Space – Afonso Ferreira (ElPep, 2014)
– Barriga da Baleia – António Jorge Gonçalves (Pato Lógico, 2014)
– Girl #1-3 – Peter Milligan & Duncan Fegredo (Vertigo/DC, 1996)
– Groom Lake – Chris Ryall & Ben Templesmith (IDW, 2009)
– Pontas Soltas: Lisboa – Ricardo Cabral (Asa, 2014)
– Balcão Trauma – Álvaro (Insónia, 2013)
– Urtigão 50 Anos – VA (Abril, 2014)
– Grandes Histórias de Halloween – VA (Abril, 2014)
– Tirinhas Nostálgicas – Pedro Leite (2014)
– Gibi Quântico – VA (Quanta Academia de Arte, 2014)
– Máquina Zero – VA (Quadro a Quadro, 2013)
– Hella Random – E. Lin (Zine Arcade, 2012)
– QCDA 2000 -VA (Chili Com Carne, 2014)
– Manual da Auto-Destruição ou Histórias de um Grão de Areia – Ricardo Tokumoto (2012)
– Superior Spider-Man Team-Up: Superiority Complex – VA (Marvel, 2013)
– Avenging Spider-Man: My Friends Can Beat Up Your Friends – VA (Marvel, 2012)
– Avenging Spider-Man: The Good, The Green, The Ugly – VA (Marvel, 2013)
– The Supernaturals #0-4 – Brian Pulido, Marc Andreyko & Ivan Reis (Marvel, 1998)
– ArchEnemies: Sinners and Saints – Drew Melbourne & Yvel Guichet (Dark Horse, 2007)
– Zine Arcade 4 – VA (Zine Arcade, 2012)
– Invocados – Pedro Leite (2014)
Fico a aguardar a partilha das vossas melhores (re)leituras no mês passado nos comentários.
Fundador e administrador do site, com formação em banda desenhada. Consultor editorial freelance e autor de livros e artigos em diferentes publicações.
Nuno,
Como disseste no comentário à minha relação das melhores leituras (http://asleiturasdopedro.blogspot.pt/2014/11/melhores-leituras-de-novembro.html), nada temos em comum este mês.
Apesar disso ambos lemos – em meses diferentes – a Comix #101, o Pontas Soltas – Lisboa e o divertido Balcão Trauma.
E com certeza temos em espera obras que o outro já leu; no meu caso a Disney Especial Natal, O Estrangeiro e o Armandinho Zero.
Boas leituras!
Pedro:
Certamente!
Abraço,
Nuno
Credo! Quanta coisa você leu!!!!
Boa semana!
Fabiano:
Nem imaginas 😉
Abraço,
Nuno
Apesar da incrível quantidade de obras listadas não só não partilho numa com as minhas leituras, como nunca li mesmo nenhuma delas.
Do que saiu este mês, li apenas Julia #109, Dredd #3 e H-A Superior #10.
Quanto a novas leituras, os tais Sunny #4 e Fatale TPB #5 que já aguardava o mês passado.
Quanto a releituras foi Bouddha (Tezuka; obviamente andei nisto o mês inteiro), do começo ao fim, e ando agora a reler Palestine do Joe Sacco.
Quanto a ilustração sem ser histórias aos quadradinhos, reli o fabuloso Amphigorey…
Caro V:
Muito em breve, conto colocar em prática o meu plano de ler todas as edições brasileiras de Julia. Quanto a Juiz Dredd megazine, já tinha lido os 3 primeiros números há já algum tempo. Que estás a achar?
Relativamente ao Homem-Aranha Superior #10, este número não primou pelo argumento. Pelo contrário…
Tenho definitivamente de cumprir as minhas intenções em ler mais manga. Tens sugerido várias leituras que me têm agradado muito e quando chega ao final do mês seguinte verifico que ainda não ocorreram 😉
Quanto ao Amphigorey vai já para a mesa de cabeceira, pois ainda não o li.
Por fim, relativamente à maioria das leituras deste mês não são de difícil acesso. Por um lado, existem várias publicações portuguesas. As publicações brasileiras foram obtidas digitalmente (caso ler em tal formato não te incomode) no site maisgibis (contém publicações grátis e outras a preços bastante simpáticos). E as publicações britânicas estão disponíveis na rede de livrarias Bertrand, o que permite ler um pouco antes de decidir pela compra.
Abraço,
Nuno
JD – estou a achar que há uma grande diferença de qualidade nas histórias mais antigas e nas mais recentes. Mas ainda dou o benefício da dúvida.
Manga – na verdade relendo os LeR dos meses anteriores também fico surpreendido por ter lido (mais relido) tanta manga, até porque não me considero fanático do género, com as devidas excepções.
Espero que Amphigorey seja uma leitura agrada´vel.
Sim, obviamente que, sendo este um espaço de recomendações e sugestões de leitura procuro sempre investigar aqueles que me despertam a curiosidade. Neste caso, Safari Honeymoon e Moonhead parecem-me muito interessantes, em particular.
Obrigado
V:
Esses dois, em conjunto com “The Cigar that Fell in Love with a Pipe”, enconram-se facilmente nas livrarias Bertrand, caso se queira ler um pouco antes de decidir.
Abraço,
Nuno
Bem eu tambem não li nada ai o que li foi via digital a Morte de Woverine e Superman Uncheined.As agora extintas mensais Panin e o tpb Gog-Angelai,os tpbs Levoir Marvel e o OHC Avengers Childrens Cruzade.Que prepara o que estou a ler Vingadores vs X-men
Manuel:
E quais as melhores desse rol?
Abraço,
Nuno
Morte de Wolverine,Superman unchained,Hulk Cinzento e Wolverine Evoluçao.
Manuel:
Pelo menos, devo ler 2 dessas sugestões este mês 😉
Abraço,
Nuno