Hoje chega às bancas o volume duplo Regresso a Greenfalls / A Mensagem do Mártir da série de banda desenhada franco-belga XIII. Ambas as histórias são da autoria de Yves Sante & Youri Jogounov.

Eis a sinopse:
Regresso a Greenfalls
XIII caiu nas mãos da Fundação Mayflower e, sob hipnose, é bombardeado com perguntas: ele seria o último descendente da facção dos Aventureiros do Mayflower e conheceria o paradeiro de certos documentos que reporiam os direitos dos Puritanos! Entretanto, Betty atravessa os Estados Unidos para descobrir os segredos do pai adoptivo de Jason. A sua investigação vai também levá-la a Greenfalls…

A mensagem do Mártir
Betty continua no hospital, com o mafioso Little Joe no seu encalço e com o FBI a acusá-la de terrorismo. Decide portanto abandonar os Estados Unidos e empreende uma longa viagem, que a leva sucessivamente a Paris, Bruxelas, Amesterdão e Leiden, na Holanda. Entretanto, XIII consegue novos dados que o colocam na pista do seu padrinho. Espera-o um novo enigma para descobrir os segredos do Mayflower: “Seguir sempre a flecha Wampanoag”…

Excecionalmente, a ordem de saída desta coleção foi alterada face ao habitual, tendo o seu início no álbum n.º 11 e não no álbum n.º 1 da sequência original. A editora pretendeu dar resposta aos muitos fãs que anseiam pela aquisição daquela que é a novidade de 2014, lançada mundialmente 4 dias antes do início desta coleção, a 29 de novembro.

 

Criada por Jean Van Hamme (argumento) e William Vance (desenho), a série XIII foi inicialmente publicada na revista Spirou, entre 1984 e 1985, tendo desde então cada nova aventura sido publicada diretamente em álbum. A ação desenvolve-se a partir de um jovem que dá por si sem nome e sem memória num local desconhecido. O único indício para descobrir o seu passado é um número, XIII, que ele traz tatuado no corpo. A busca da sua identidade e as perseguições de que é alvo são a pedra-de-toque desta verdadeira história de espionagem, cujo argumento mistura aventura e ficção com a História das últimas três décadas, e é secundado por um traço frio e realista que dá total credibilidade à ação.

Esta colecção especial, resultante da parceria ASA/Público, visa celebrar os 30 anos de publicação de XIII. É composta por 11 álbuns duplos que incluem todos os volumes até agora publicados desta verdadeira série de culto a nível mundial, e será distribuída com o jornal Público entre 3 de dezembro de 2014 e 11 de fevereiro de 2015.

Verdadeiro thriller da nona arte, XIII é uma das mais empolgante séries de BD franco-belga, com milhões de ávidos seguidores em todo o mundo.