Na plataforma PPL Crowdfunding Portugal encontra-se um projeto de banda desenhada para financiamento colaborativo. Intitulada Portugal 2055, trata-se de uma BD sobre  as alterações climáticas, com argumento de Bruno Pinto e a participação de diversos autores na ilustração dos vários capítulos: Carla Rodrigues, César Évora, Fil, Filipe Gonçalves, Miguel Santos, Nuno Rodrigues, Penim Loureiro, Rui Alex, Sofia Pereira, Susa Monteiro e Xico Santos.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Eis um vídeo de apresentação do projeto:

Este projecto é promovido pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência – MUHNAC, com o apoio de outras entidades, tais como o Centro de Biologia Ambiental – CBA e a Associação Cultural Tentáculo. Eis a informação da autoria desta Associação:
Está em curso um projecto de crowdfunding para apoiar a produção do livro de banda desenhada/comunicação de ciência Portugal 2055, com o objectivo de divulgar e apresentar a problemática das Alterações Climáticas, especialmente em Portugal.
O projecto pode ser acedido aqui.
Este projecto visa usar a banda desenhada como meio de divulgação, de uma forma a apresentar as questões de uma forma atractiva e interessante, não só, mas sobretudo a um público mais jovem. O livro introduz de uma forma descontraída e fácil de ler diversas problemáticas ambientais em Portugal.
O livro está em fase final de produção e o projecto de crowdfunding visa obter meios para a impressão do livro. É também uma boa oportunidade de adquirir o livro a um preço mais baixo.
O objectivo principal será depois distribuir o livro de forma gratuita em escolas, bibliotecas e outras instituições que possam fazer uso do mesmo para a divulgação das questões ambientais aí apresentadas.
Este livro será composto por 10 capítulos ao longo de cerca de 80 páginas a cores. Este projecto é promovido pelo Museu Nacional de História Nacional e da Ciência, coordenado pelos investigadores Bruno Pinto e Luis Filipe Lopes.
Com argumento de Bruno Pinto e a participação de diversos autores na ilustração dos vários capítulos: Carla Rodrigues, César Évora, Fil, Filipe Gonçalves, Miguel Santos, Nuno Rodrigues, Penim Loureiro, Rui Alex, Sofia Pereira, Susa Monteiro e Xico Santos.
Ao longo destes 10 capítulos serão abordados diversos temas tais como fogos florestais, erosão costeira, ondas de calor, etc.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela Associação Tentáculo.