Hoje chega às bancas o volume duplo O Dia do Sol Negro / Para Onde Vai o Índio… da série de banda desenhada franco-belga XIII. Ambas as histórias são da autoria de Jean Van Hamme (argumento) e William Vance (desenho), os criadores da série, ou não fossem estes os primeiros 2 volumes da mesma. Sublinha-se que este é o ponto de partida para o início de leitura, sendo o vol. 11 lançado a semana passada o que deverá ser lido no final.

Eis a sinopse:
O Dia do Sol Negro
Um casal de reformados, Abe e Sally, encontram um jovem náufrago na praia e recolhem-no em sua casa para tratar dele. O jovem, que tem tatuado o número XIII na clavícula, está completamente amnésico: não sabe o seu nome, nem se lembra das suas origens. Alguns meses depois o casal é assassinado por dois homens. XIII consegue matar um deles e, revistando-o, encontra uma foto sua ao lado de uma mulher…

Para onde vai o Índio…
XIII vai visitar a família do capitão Steve Roland, o homem que supostamente ele terá sido já que tem o seu aspecto físico e as suas impressões digitais. Mas o pai de Steve, um abastado proprietário agrícola, é assassinado pela mulher, que cobiça a vasta herança e não hesita em acusar XIII daquele crime. Condenado, ele é detido e levado para um estabelecimento prisional de alta segurança.

Estes dois álbuns tinham sido publicados individualmente em capa dura e capa mole no final dos anos 80 do século passado pela extinta editora Meribérica.

nota: a imagem foi gentilmente cedida pela editora.