A primeira BD de Hanuram the Golden (ou Hanuram, o Dourado) de Ricardo Venâncio foi publicada na antologia kaBOOMbox vol. 1, um projecto de crowdfunding do internacional Brand New Nostalgia em associação com o coletivo Out Of Step Arts. A ideia inicial do autor era a de realizar um webcomic com Hanuram, mas viria a ser naquela antologia que se estrearia a primeira BD de Hanuram.

Os visitantes da Comic Con Portugal foram presenteados com um minicomic inédito do autor, dedicado a esta personagem. Trata-se de um A3 desdobrável composto por 15 vinhetas, numa das páginas com um sentido de leitura vertical – coincidente com a descida aérea em direção ao solo – e, na outra página, horizontal.

Para ter contacto com o processo criativo, clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

O sentido de leitura é dado por 3 pequenas e sóbrias setas, que tornam redundante a numeração das vinhetas. Mas sendo uma publicação especialmente destinada a um evento com potenciais leitores com pouca experiência na leitura de BD, a sua presença garante uma leitura correta da história.

É uma BD praticamente muda, mas também se trata da primeira história de Hanuram the Golden que é editada em língua portuguesa. Esta BD curta explora diferentes soluções visuais, apelando não somente aos leitores de fantasia – para os quais será certamente um aperitivo para conhecerem mais sobre este personagem e o seu mundo – mas também aos que se interessam pelo processo narrativo da banda desenhada.

Criado em tempo recorde para a Comic Con Portugal, este minicomic deve deixar o seu autor orgulhoso, na medida em que vem enriquecer o leque de propostas de banda desenhada portuguesa.

Os interessados na obra podem entrar em contacto com o autor aqui.