2014 em revista, álbum, fanzine e outras publicações de banda desenhada

2. Antologias

an·to·lo·gi·a
(grego anthología, -as)
substantivo feminino
a. [Botânica]  Parte da botânica que estuda as flores.
b. [Figurado]  Colecção escolhida de trechos em prosa ou verso. = CRESTOMATIA, SELECTA
in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, http://www.priberam.pt/dlpo/ANTOLOGIA [consultado em 05-01-2015]

A definição deste dicionário não me satisfaz complementarmente, nem os seus sinónimos crestomatia e seleta. No dicionário, apenas florilégio cumpre os requisitos por ser parco no seu sentido figurado (compilação literária). Mas, dado não ser este o espaço para discutir significados de palavras, parece-me mais útil ser eu a identificar que obras de banda desenhada incluí nesta categoria (mais uma vez, a subjetividade):
– compilações de obras de banda desenhada que não sejam categorizadas ao longo destes capítulos num único género literário.

Deste modo, facilmente se compreende porque a premiada Zona de Desconforto já foi abordada, aquando das biografias.

Por outro lado, o termo compilação deve ser lido no seu modo mais lato, não obrigando a que o material tenha sido publicado previamente noutros locais nem que tenha diversas proveniências. Nesse sentido, optou-se por incluir aqui livros com um conjunto de obras originais independentes entre si e com géneros literários distintos, independentemente de serem de um único ou de vários autores.

Sem mais delongas, eis então as obras antológicas publicadas em BD no nosso país em 2014, sem um género literário como o denominador comum da sua constituição, ordenadas alfabeticamente:

3 Stories – Mao (antevisão aqui)
 BDLP #4 – VA (sinopse aqui)
Celacanto #3: sobre o golfinho (antevisão aqui)
 Cru #57 – VA (sinopse aqui)
Crumbs – VA (antevisão aqui)
Efeméride #6 – Heróis do Século XXI – Parte 2 de 4 – VA (antevisão aqui)
 F(r)icções – Nuno Duarte & João Sequeira (sinopse aqui)
 Funzip #8 – VA (antevisão aqui)
Molly #1 – Rudolfo (antevisão aqui)
 Pontas Soltas: Lisboa – Ricardo Cabral (antevisão aqui)
 Preto no Branco #3 – VA (antevisão aqui)
 Preto no Branco #4 – VA (antevisão aqui)
 QCDA 1000 – VA (antevisão aqui)
 QCDA 2000 – VA (antevisão aqui)
Quadradinhos: Sguardi sul fumetto portoghese / Looks on Portuguese Comics – VA (sinopse aqui)
 TKSF 1000 – Pepedelrey (sinopse aqui)

Como anunciado, neste díspar conjunto de obras de BD, temos obras com histórias curtas de vários géneros literários de um único (par de) autor(es), bem como outras com dezenas de autores.

A compilação de pequenas BD curtas de diferentes autores não é estranha à criação dos fanzines coletivos, razão porque constam tantos na listagem.

Para os que desconhecem as obras em questão, fica a indicação de que Quadradinhos: Sguardi sul fumetto portoghese / Looks on Portuguese Comics é uma obra que se revela de uma particular importância, uma vez que se trata da visão da BD portuguesa patente no Treviso Comic Book Festival 2014.

Faço a ressalva de (ainda) não ter lido os números dos fanzines BDLPCruEfeméride, Funzip e Preto no Branco, nem as publicações Celacanto #3 e Crumbs.

Caso os leitores deste espaço acreditem estar em falta alguma das antologias publicadas em BD no nosso país em 2014, agradece-se o seu contributo.