Em distribuição com o jornal Público, prossegue a série XIII com o volume duplo Tudo por Maria/El Cascador. Ambas as histórias são da autoria de Jean Van Hamme (argumento) e William Vance (desenho), os criadores da série.

Eis a sinopse:
Tudo por Maria
XIII fica a saber que afinal ele teria sido El Cascador, um revolucionário formado em Cuba e supostamente morto há três anos atrás. Ter-se-ia casado com Maria, filha do antigo Presidente da Costa Verde, que está prestes a ser executada pelo infame coronel Perralta. A história parece encaixar-se no passado de XIII, explicando inclusivamente o seu domínio da língua espanhola… Sem hesitar, XIII parte em socorro de Maria.

El Cascador
Os revoltosos tomam de assalto a fortaleza de Roca Negra, onde XIII se encontra secretamente preso. Maria, também ela detida na mesma prisão, é feita refém, sendo salva por XIII que se vê a sós com ela na selva sem saber se terá um dia sido El Cascador, seu marido. Entretanto, a ditadura cai por terra e Maria torna-se Presidente da Costa Verde. XIII, por seu turno, encontra Mullway, um traficante de armas irlandês que afirma ser o seu pai biológico.

O primeiro álbum tinha sido publicado individualmente pela Meribérica em 2004 e o segundo pela própria Asa em 2006. Foram os últimos álbuns da série publicados em Portugal até ao momento em que se iniciou a presente coleção do Público.

nota: a imagem foi gentilmente cedida pela editora.