O início da comemoração dos 75 anos do Batman

O início da comemoração dos 75 anos do Batman

Em Portugal, os leitores iniciam hoje a celebração dos 75 anos do icónico Batman com uma coleção de 10 volumes que a Levoir editará e que serão distribuídos em banca com o jornal SOL.

O primeiro volume é Batman: Ano Um, da autoria de Frank Miller e David Mazzucchelli, uma aclamada obra que data de 1987. A primeira vez que esta obra foi distribuída nas bancas nacionais foi em 1988, através da importação dos primeiros 4 números da segunda série de Batman da Editora Abril. Ao contrário do que se poderia atualmente imaginar, foi difícil para a Abril manter nas bancas uma revista mensal com o título Batman, ao contrário de outras personagens da DC. Foram necessárias 3 tentativas e formatos entre 1984 e 1992, iniciando-se apenas em 1995 a série mensal que teve direito a mais números. Na segunda série (1987-1988), que teve direito a 16 números, o Ano Um publicado nos primeiros números revelou-se um sucesso, ao ponto de após ter findado o Ano Um no #4, nos #7 e #8 ser logo publicado o Ano Dois. Não deixa de ser interessante verificar que o Ano Um influenciou também os editores brasileiros na escolha das restantes histórias que compunham a revista. O tom sombrio de Ano Um perpetuava-se com as séries Questão de Denny O’Neil e Denys Cowan e Sombra de Howard Chaykin. Esta edição mensal, apesar de ser em formatinho, distinguia-se das demais propostas mensais de super-heróis da Abril pelo seu conteúdo.

Em 1990, chegou às bancas nacionais a edição TPB da Abril em formato norte-americano, o que permitia aos leitores portugueses apreciar a obra no formato original.

Em 2002, a Devir publicou em Portugal a saga pela primeira vez, também em TPB e no formato norte-americano. Mais uma vez, a iniciativa teve sucesso comercial, com cerca de 7000 exemplares vendidos.

Em 2005, a Devir realizou uma segunda edição, a qual incluía o sketchbook de David Mazzucchelli, da qual se venderam cerca de 4000 exemplares.

Desta feita, a terceira edição nacional da obra em Portugal é da Levoir. Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Eis a sinopse da editora:
Batman, o Homem-Morcego, é um dos mais icónicos, dos mais antigos e populares super-heróis de sempre, e depois de mais de sete décadas de aventuras, estava na altura de ser homenageado com uma soberba colecção que nos apresenta algumas das melhores histórias do Cavaleiro das Trevas. São dez volumes excepcionais ao longo dos quais poderemos relembrar a história do Cavaleiro das Trevas, das suas maiores vitórias, bem como acompanhar o trajecto de alguns dos maiores autores de sempre dos comics americanos.
E que melhor maneira de iniciar esta homenagem a 75 Anos de aventuras do Batman, do que com uma das mais mais aclamadas histórias da sua origem? Foi em 1987 que o argumentista Frank Miller e o desenhador David Mazzuchelli reinterpretaram a origem do Batman de maneira revolucionário, num estilo mais negro e realista do que aqueles a que os leitores estavam habituados. Batman: Ano Um redefine o universo do Cavaleiro das Trevas de Gotham e cria uma visão nova do mais lendário dos super-heróis, e ainda hoje é considerada como uma das mais aclamadas e importantes aventuras da personagem.
Bem-vindos então a esta aventura que nos vai apresentar BATMAN – como ele apareceu e quem veio a ser – e inaugurar uma das mais esperadas colecções da Levoir de sempre!

Refira-se ainda que originalmente esta saga de quatro números foi publicada na revista mensal Batman, mais propriamente nos #404-407.

Cada volume da coleção Batman 75 Anos tem o preço de €8,90.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.

3 comentários em “O início da comemoração dos 75 anos do Batman

    1. Tens toda a razão, Manuel!
      Não me lembrei que o primeira edição em TPB da Abril também foi distribuída em Portugal, ao contrário da reedição posterior em 2002.
      Já alterei o texto. Obrigado!
      Abraço,
      Nuno

Deixa um comentário