Publicada nos EUA entre 1996 e 1997, a maxissérie Batman: The Long Halloween de Jeph Loeb e Tim Sale, composta por 13 números, viria a conhecer a sua primeira edição em língua portuguesa via editora Abril, no Brasil, com o título Batman: O Longo Dia das Bruxas. A série brasileira, publicada entre 1998 e 1999, reuniu as bandas desenhadas originais em 8 fascículos. Somente em 2008 seria publicada uma edição integral no Brasil pela Panini (não exportada para Portugal), denominada “definitiva”, a qual tinha por base a Absolute Edition lançada no mercado norte-americano no ano anterior, no formato generoso de 19 x 27,5 cm (ao invés dos 17 x 26 cm).

Os leitores portugueses têm agora a oportunidade de ler a primeira edição nacional, dividida por 2 volumes incluídos na coleção da Levoir dedicada aos 75 Anos de Batman, distribuída com o jornal SOL.

Esta obra de Jeph Loeb e Tim Sale teve como origem três bandas desenhadas anuais da sua autoria, com as quais não deve ser confundida – Batman: Legends of the Dark Knight Halloween Special, publicadas nos EUA entre 1993 e 1995. A versão brasileira da editora Abril destas 3 revistas ostentou os títulos Batman: Dias das BruxasBatman: Dias das Bruxas 2: Loucura e Batman: Dias das Bruxas 3: Ghosts. , tendo em 2011 sido compilada num único tomo pela Panini Brasil.

De referir ainda que o sucesso de The Long Halloween originou duas sequelas, novamente da autoria de Loeb e Sale – Batman: Dark Victory (1999-2000) e Catwoman: When in Rome (2004).

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com maiores dimensões:

Eis a sinopse da editora:
Um misterioso assassino ataca e mata as suas vítimas em dias feriados… e o Batman terá de conseguir descobrir quem ele é, com a ajuda de Harvey Dent e do Comissário James Gordon, percorrendo uma Gotham negra e corrupta, minada pelo crime e mergulhada nas trevas que ele jurou combater. Considerada como uma das mais emblemáticas histórias de sempre do Batman, O Longo Halloween foi também a obra que garantiu a fama à dupla Jeph Loeb e Tim Sale. A história segue de muito perto os acontecimentos de Batman: Ano Um, e foca-se nos primeiros tempos da carreira de Batman, estabelecendo definitivamente alguns dos elementos do cânone do Cavaleiro das Trevas. Parte mistério policial, parte história de super-heróis, é também um brilhante estudo de carácter de algumas das mais interessantes personagens de Gotham, desde Harvey Dent e James Gordon, até Carmine Falcone ou Sal Maroni, os chefes das grandes famílias criminosas da cidade. Os leitores portugueses têm finalmente ao seu dispor em dois volumes esta saga, originalmente lançada em 13 números. “O Longo Halloween é muito mais que uma banda desenhada. É uma tragédia épica”- Christopher Nolan, realizador da trilogia Batman e de Inception.

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.