Ser jurado em prémios atribuídos às publicações portuguesas de banda desenhada tinha pesado nalgumas das escolhas das leituras em dezembro, no sentido de diminuir o diminuto conjunto das obras publicadas no nosso país em 2014 ainda não lidas. Nesse sentido, no início do ano prossegui esse intuito, mas o mesmo revelou-se, em parte, ingrato, uma vez que a maioria das obras que permaneciam na “pilha” por ler por me parecerem ser menos interessantes, infelizmente não me surpreenderam e não constam da presente listagem.

Novamente, a maioria das publicações nacionais e estrangeiras que (re)li foi mais prazerosa que intelectualmente estimulante, mas acabou novamente por ser uma colheita eclética muito interessante, tendo para esta entrada sido selecionadas somente algumas das BD. Espero que o início do ano também tenha sido generoso com os  leitores, pois isso certamente providenciará muitas partilhas, indicando-me outros trilhos a seguir e mundos a explorar.

Deste modo, conforme tenho realizado desde maio (os interessados podem consultar também as entradas de junhojulho, agostosetembrooutubronovembro e dezembro), eis uma pequena listagem das melhores LeR (Leituras e/ou Releituras) que realizei em janeiro no que toca à banda desenhada e livros ilustrados. Relembro que se trata de uma rubrica paralela à secção com as sugestões de leitura.

Como referi anteriormente, sublinho que, se por um lado, as obras (re)lidas em janeiro podem não ter tido data de lançamento naquele mês ou ano, por outro não realizei a leitura da totalidade das publicações lançadas no mês supramencionado.

Sob a forma de listagem, onde se pode descobrir mais sobre as obras em causa quando essa informação está disponível neste espaço:
Habibi – Craig Thompson (Devir, 2014)
Shenzhen: A Travelogue from China – Guy Delisle (Drawn & Quarterly, 2000)
Four Pictures by Emily Carr – Nicolas Debon (Groundwood, 2003)
Three Fingers – Rich Koslowski (Top Shelf, 2002)
The Art of Drew Struzan – Drew Struzan & David J. Schow (Titan, 2010)
Zombie – Marco Mendes (Mundo Fantasma/Turbina, 2014)
Deixa-me Entrar – Joana Afonso (Polvo, 2014)
XIII 4: A noite de 3 de Agosto / Treze contra um – Jean Van Hamme & William Vance (Asa, 2014)
XIII 5: Tudo por Maria / El Cascador – Jean Van Hamme & William Vance (Asa, 2015)
Cama Supra – Rick Kirkman & Jerry Scott (Bizâncio, 2014)
Minnie & Amigos 10 – VA (Goody, 2015)
Disney Big 7 – VA (Goody, 2015)
Disney Comix 110 – VA (Goody, 2015)
Disney Comix 111 – VA (Goody, 2015)
Disney Comix 112 – VA (Goody, 2015)
Disney Comix 113 – VA (Goody, 2015)
Hiper Disney 26 – VA (Goody, 2015)
A Guerra dos Tronos vol. 3 – Daniel Abraham & Tommy Patterson (Planeta, 2014)
Simpsons #9 – VA (Goody, 2015)

Fico a aguardar a partilha das vossas melhores (re)leituras no mês passado nos comentários.