Na passada sexta-feira chegou às bancas o 16.º volume de Disney Especial, desta vez dedicada ao Superpato. Já aqui abordamos as influências literárias e cinematográficas na criação do personagem.

A série PKNA — Paperinik New Adventures (As Novas Aventuras de Superpato) encontra-se em publicação na revista Hiper Disney. Desde que tal se iniciou, não têm sido publicadas outras histórias do Superpato nessa revista, sejam elas mais antigas ou mais recentes. Na revista Disney Comix, não são publicadas BD clássicas, sejam do Superpato, sejam de outras personagens. Dada a possibilidade de publicar as BD clássicas do Superpato, muitas delas inéditas em língua portuguesa, se restringir às revistas Disney BiG, Minnie & Amigos (desde que a temática se justifique) e Disney Especial, optou-se por realizar uma edição totalmente dedicada aos clássicos da personagem. Foi escalado um conjunto de 6 histórias principais, 4 delas aparentemente inéditas em língua portuguesa.

A primeira BD do Superpato, que conta a origem do personagem, já tinha chegado várias vezes às mãos dos leitores portugueses, fosse através da importação de revistas brasileiras, fosse através da publicação nacional. No entanto, aparentemente há quase 30 anos que não era publicada em Portugal, tendo a mesma sido na altura alvo da censura da editora brasileira, que optou por realizar algumas alterações na BD. Por outro lado, vários eram os leitores que tinham solicitado a republicação desta banda desenhada. Optou-se então pela sua publicação. As restantes BD selecionadas são posteriores às apresentadas no Disney Especial: Super-Heróis e nas Disney Big #7–8. Quanto à capa, decidiu-se utilizar uma ilustração recente, tendo a escolha recaído na capa que Andrea Freccero desenhou para a Paperinik Appgrade #1. Conforme poderão reparar, além de ser icónica, não apresenta gadgets ou armas que o Superpato clássico não utiliza.

Clique nas imagens para as visualizar em toda a sua extensão e com dimensões mais generosas:

Eis a sinopse da editora:
O teu herói favorito tem uma edição dedicada inteiramente aos seus feitos e tu não a vais querer perder! Veste a tua melhor capa e põe a máscara para descobrires esta Disney Especial absolutamente fantástica! É que esta vai ser uma edição não só especial, mas também… Clássica! Sim, a seleção das histórias inclui alguns episódios históricos e marcantes na vida deste personagem tão amado! Qual é o fã ou leitor de BD Disney que nunca perguntou: “Como surgiu o Superpato? Qual foi a sua primeira aventura?” Pois bem… Essas perguntas terão aqui resposta, pois este volume vai incluir a primeiríssima aventura do Superpato!!! O alter-ego do Donald surgiu para dar resposta às injustiças que este sofria na pele por parte do seu tio e de outros rivais, e nesta história, que conta a origem do herói, isso vai ser bem visível, à medida que o Donald for descobrindo a Villa Rosa e o segredo de Fantomius (o seu antecessor). Superpato, o vingador diabólico vai trazer justiça a um mundo que precisava deste herói! E se o nosso super-herói de eleição surgiu, em parte, para dar resposta à péssima atitude do Tio Patinhas, este último não vai desistir de fazer frente ao Superpato, depois deste surgir em cena. Em Superpato e a ultrajante suspeita, o tio avarento vai tentar denegrir a imagem do herói, quando tenta “fabricar” uma notícia sensacionalista para que os seus jornais vendam mais. A ideia é dar a entender que o Superpato fez um mega-assalto. Só o nosso herói pode impedir que tal aconteça! Vai, Superpato!!! Mas vilões a sério são mesmo os Irmãos Metralha! Eles não perdem uma oportunidade para dar o golpe e quando eles percebem que, organizando uma corrida, isso servirá para afastar toda a gente da cidade de Patópolis, vão aproveitar para dar o maior golpe das suas vidas! Será que o Superpato o vai permitir?! Isso é o que vamos descobrir em Superpato e a corrida de fundo “furtiva”! Estas e outras histórias “super” na tua nova Disney Especial!

nota: as imagens foram gentilmente cedidas pela editora.