Como tínhamos referido, o premiado José Pires já tinha finalizado no final do ano passado o terceiro e último volume de Origins de Rob the Rover (Fandaventuras Special#9, em língua inglesa), mas, devido ao seu afastamento involuntário e temporário da fanedição, o mesmo não se encontrava ainda impresso.

A intitulada subsérie The Origins apresenta as primeiras pranchas da série Rob the Rover de Walter Booth, considerada por muito académicos como a primeira banda desenhada de aventuras e a primeira banda desenhada de traço realista. A primeira prancha foi publicada na revista britânica Puck #825, em 15 de maio de 1920. Podem ser vistas algumas imagens aqui e aqui.

Com esta terceira parte, conclui-se a primeira fase desta banda desenhada, a qual prossegue na subsérie intitulada Voyages and Adventures, da qual já se apresentou a primeira parte.

Publicado em língua inglesa, o Fandaventuras Special, além de Portugal, tem leitores assíduos na Dinamarca, Suécia, Noruega e Bélgica.

Com um formato generoso (30 x 21 cm) e papel de boa gramagem, cada volume de 66 páginas, tem o PVP de 10,00€. Existem alguns volumes, consoante as sagas, que têm o dobro das páginas e, consequentemente, maior preço. Para os adquirir, os interessados devem contactar o faneditor via e-mail:

gussy[ponto]pires[arroba]sapo[ponto]pt. (substituir “[ponto]” por “.” e “[arroba]” por “@”).

Previne-se que a tiragem é limitada.